Olhão renova parques infantis e reabilita 17 fogos de habitação social devolutos

O município de Olhão tem vindo a apostar na requalificação e substituição dos parques infantis dos jardins-de-infância das escolas EB1/JI Nº1 de Olhão (Largo da Feira), EB1/JI da Cavalinha e EB1/JI Nº4 de Olhão.

O investimento, superior a 60 mil euros, contemplou a aquisição e renovação de equipamentos de lazer e a substituição de pavimentos.

A aquisição dos vários equipamentos teve em consideração a área de implementação dos mesmos, tendo sido realizado um planeamento da sua distribuição nos vários espaços, de forma a garantir a potencialização da área disponível para a brincadeira e o lazer, mas também para a aquisição de capacidades físicas, mentais e sociais.

Foram ainda considerados critérios de paisagismo, de forma a garantir a harmonização destes espaços ao ar livre.

Assim, no âmbito dos jogos clássicos, foram adquiridos escorregas, para treinar a perceção espacial e promover a compreensão de altura e gravidade, providenciando às crianças um sentido positivo de risco; casinhas e painéis lúdicos, que proporcionam a realização de interações e habilidades sociais e jogos de escalada, que desenvolvem a coordenação motora e a visualização espacial.

Todos os equipamentos se encontram devidamente certificados pelas entidades competentes, de forma a garantir a máxima segurança nas brincadeiras.

Por sua vez, foi assinado na terça feira, dia 12 de fevereiro, entre a Fesnima e a empresa LOVIMEC – Renovação Urbana e Construção Unipessoal, Lda., o contrato da empreitada de manutenção de 17 fogos de habitação social devolutos, localizados em vários pontos do concelho de Olhão.

As obras nestes fogos, cuja gestão se encontra a cargo da Fesnima, por força do contrato-programa celebrado com o município, pretendem restituir a estas casas as condições de salubridade e habitabilidade que lhes permitam vir a ser habitadas pelas famílias a quem venham a ser outorgadas, no âmbito do concurso para atribuição de habitações em regime de renda apoiada.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal e presidente do Conselho de Administração da Fesnima, António Miguel Pina, assegurou que se «começam a ver os resultados da gestão eficaz do parque habitacional municipal por parte da Fesnima. A habitação é um dos pilares essenciais para uma vida condigna e, pela nossa parte, tudo continuaremos a fazer para assegurar que todos tenham acesso a ela».

Os fogos a intervencionar localizam-se no Bairro Fundo de Fomento de Habitação, Bairro Horta Dr. Pádua, Loteamento dos Murtais, em Moncarapacho, Bairro da Rua da Armona e Bairro da Rua Manuel de Oliveira.

O valor de adjudicação da empreitada é de 189860,15 euros, e as obras começam já na segunda quinzena de março.

Categorias
Regional


Relacionado com: