Escuteiros de Tavira angariam fundos para acampamento nos EUA

Um dos eventos onde os escutas vão juntar verba para a viagem é o espetáculo do projeto Fado Tropical, que vai decorrer em Tavira, no dia 2 de fevereiro.

O Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português vai participar, no verão de 2019, no Acampamento Mundial nos Estados Unidos da América com um contingente de 21 elementos, inseridos nos 750 representantes que Portugal vai ter a participar no maior acampamento escutista do mundo.

O Agrupamento encontra-se, agora, a realizar as angariações de fundos. Um dos eventos onde o vai fazer é no espetáculo da Banda Fado Tropical, que se realiza no próximo dia 2 de fevereiro, na Pousada do Convento da Graça, em Tavira. Com inicio previsto para as 21h00, esta será uma noite «recheada de boa musica, com fados e clássicos da musica portuguesa».

O Fado Tropical é um projeto musical nascido há três anos em Tavira, tendo por base as influências de cada uma das raízes musicais dos seus elementos. O Fado Tropical «simboliza esta fusão, através de uma celebração de amizade pela música, encontro de harmonias, melodias e ritmos, resgatados do fundo do baú. Fado de Coimbra e de Lisboa, mornas, música de intervenção, sons da lusofonia e outros ambientes que despertam, nas nossas memórias, sorrisos nostálgicos», refere fonte da organização.

O projeto de música é composto por Emanuela Furtado (voz), Orlando Almeida (viola e guitarra portuguesa), Domingos Ramalho (clarinete), Ricardo Gonçalves (viola baixo) e Vasco Fialho (percursão). Como convidado especial, Vitor do Carmo (guitarra portuguesa).

O Acampamento Mundial surgiu como ideia do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a 1ª Guerra Mundial. Ele idealizou este acampamento como um encontro de amizade e perícia escutista, onde os jovens de todo o mundo poderiam conviver durante vários dias e partilhar a sua amizade pelo maior movimento juvenil do mundo.

Em 2019, o 24º Jamboree realiza-se no Campo Escola de Escuteiro, na Reserva Nacional Família Bechtel, em West Virgínia, Estados Unidos da América, sendo uma organização conjunta dos escuteiros do Canadá, México e América, que contará com mais de 40 000 escuteiros de todo o mundo.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português é uma associação criada em 1923, cuja finalidade é a educação integral de crianças e jovens de ambos os géneros, com base no voluntariado adulto, que conta com mais de 73 mil associados a nível nacional e mais de 40 milhões em todo o mundo. Desta forma, o CNE é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade publica, reconhecida pelo Governo Português.

Categorias
Regional


Relacionado com: