Identificada nova espécie endémica da Serra de Monchique

No passado sábado, dia 19 de dezembro, o naturalista e fotógrafo amador Phillipe Evrard, visitou Monchique em trabalho de campo.

Evrard colabora com o actual Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ex-ICNB), Universidade do Porto e Universidade de Lisboa na compilação, do que constituí a mais actual e importante publicação sobre anfíbios e répteis nacionais -o «Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal» – em que parte substancial das fotografias são da sua autoria.

Como resultado do referido trabalho, efectuado durante o período nocturno no Parque Aventura da Fóia e no Barranco dos Pizões, Lúcio Feio, mentor daquele espaço de aventura, faz «muito gosto em dar a conhecer a subespécie Salamandra Salamandra Crespoi ou, à semelhança de outras espécies endógenas da Serra de Monchique, Salamandra de Monchique».

«Devo referir que, o que acabo de afirmar não encontrou até à data consenso científico e, isso deve-se ao facto de que, para se determinar uma subespécie, esta tem de apresentar, para além de diferenças visíveis, uma genética diferenciada, no entanto, de acordo com o que, Phillipe Evrard me transmitiu, ontem, dia 22 de dezembro, acabou de ser constatado que existem efectivamente particularidades genéticas não só na Salamandra de Monchique, como em outras subespécies sendo este facto que motivou esta publicação», explica Lúcio Feio.

«Fundamentado nos conhecimentos que tenho adquirido sobre a Serra de Monchique, como resultado da minha actividade profissional de promotor local de turismo de natureza, tenho afirmado várias vezes que esta Serra deve, provavelmente, constituir o biótipo mais diversificado da Europa. Qualquer habitante local, pode constatar a grande variedade de flora endémica, e das mais diversificadas origens que aqui prolifera, este facto resulta da afectação de vários factores com a geografia, geologia e em particular de um peculiar clima, subtropical marítimo de montanha. O que eu não sabia, era que aqui, também proliferavam espécies animais endémicas», acrescenta.

Características da Subespécie Salamandra de Monchique (Salamandra Salamandra Crespoi)

Maior abundância de pigmentação amarela, perfeitamente visível quando comparada com outras subespécies e uma peculiar pigmentação vermelha que não é facilmente perceptível em todos os exemplares desta subespécie.

Categorias
Ciência
Últimas


Relacionado com: