Crianças de Castro Marim aprendem primeiros socorros

Segundo Francisco Amaral, médico e autarca de Castro Marim, «a vida humana não tem preço e estas aprendizagens podem realmente fazer a diferença».

O Agrupamento de Escolas de Castro Marim vai acolher o Projeto «Emergency 4 Kids», desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil durante o ano letivo 2018/19. O protocolo foi assinado hoje entre o município e o agrupamento, representados pelo presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e o diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, José Nunes.

O «Emergency 4 Kids» é um curso de primeiros socorros para crianças, cujo objetivo final passa por aumentar as hipóteses de sobrevivência das vítimas em caso de emergência. Esta formação parte do resultado de um estudo, realizado na Alemanha, em que se constata que crianças de 10 anos são capazes de aprender ressuscitação cardiopulmonar e que, simultaneamente, o treino em idade pediátrica reduz a ansiedade e o medo de errar.

O curso destina-se a um universo de cerca de 150 alunos, do 4º, 5º e 9º ano, e arranca ainda durante o mês de janeiro. O «Emergency 4 Kids» vai permitir que estas crianças adquiram competências que lhes permitam ter um comportamento adequado e célere aquando de uma situação de emergência, demonstrando atitudes seguras em caso de catástrofe, bem como despertar para uma segurança ativa no quotidiano.

Categorias
Educação


Relacionado com: