Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa de Faro debate «Fit For Future» na Turquia

A primeira reunião internacional deste projeto Erasmus+ realizou-se na escola parceira Zağnospaşa Ortaokulu, em Balıkesir, na Turquia, entre os dias 6 a 12 de janeiro de 2019.

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa colabora, mais uma vez, num Projeto Erasmus+ de parceria entre escolas, desta vez direcionado para alunos mais jovens (até aos 15 anos), sob o mote «Fit For Future».

A primeira reunião internacional deste projeto realizou-se na escola parceira Zağnospaşa Ortaokulu, em Balıkesir, na Turquia, entre os dias 6 a 12 de janeiro de 2019. «Foram aprendidas novas ferramentas Web 2.0 Teaching Tools que permitirão aos professores participantes inovar, promover novas aprendizagens e metodologias. O ambiente entre parceiros foi de grande cooperação e colaboração. Diversos aspetos culturais e tradições da Turquia foram dados a conhecer. Foi uma reunião de grande aprendizagem, partilha de conhecimentos, cultura e solidariedade, valorizando o coletivo e a parceria», revelou o agrupamento de escolas.

«Procuramos sempre a excelência, a inovação, o sucesso dos alunos e a qualidade desse sucesso, perseguindo novos objetivos, novas metas e metodologias, tendo sempre em mente a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável», explica o agrupamento em nota de imprensa, acrescentando que estes são «os motivos para a participação neste tipo de programas».

Com este projeto pretende-se desenvolver competências e hábitos de saúde e a aprendizagem para alcançar a felicidade. Promovem-se hábitos de vida saudável, de bem-estar e de felicidade para todos. Pretende-se também alcançar a igualdade de género, com vista à felicidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida; promovem-se também os objetivos para a cidadania incentivando atitudes e comportamentos, modos de estar em sociedade, tendo sempre como referência os direitos humanos, nomeadamente os da igualdade, visando contribuir para a formação de jovens responsáveis, autónomos, solidários, sabendo respeitar os outros, por mais diferentes que estes sejam, desenvolvendo o seu espírito crítico.

A promoção destes hábitos nos participantes deste projeto tem em vista os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os critérios da Organização Mundial de Saúde. Promovendo a sustentabilidade, «estimula-se nos alunos e na comunidade escolar as boas práticas e atividades de vida saudável elencadas no projeto».

O Projeto Erasmus+ «Fit For Future» pretende, ainda, valorizar, disseminar e preservar saberes e conhecimentos tradicionais como a Dieta Mediterrânica, fomentando a produção de materiais didáticos, digitais e não só, que articulam o diálogo entre conhecimento e tradição.

Procura também apoiar iniciativas dos jovens para promover a segurança e a soberania alimentar e nutricional. Fomenta a participação dos jovens nas reuniões internacionais nas escolas parceiras, cooperando e aprendendo com jovens europeus com os mesmos objetivos, caminhando para uma escola cada vez mais saudável.

Categorias
Educação


Relacionado com: