Estudantes de Medicina do Algarve montam hospital a brincar

VI Hospital dos Pequenitos convida as crianças de Faro a serem médicos por um dia.

No dia 1 de Junho, no Jardim da Alameda (Faro), realizar-se-á o VI Hospital dos Pequenitos. Esta é uma atividade promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica da Universidade do Algarve em colaboração com a Câmara Municipal de Faro, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Criança.

O médico representa uma figura especial, nomeadamente quando este é visto pelos olhos de uma criança onde o medo da bata branca, das «picas» ou dos medicamentos, é muitas vezes um medo comum a todo o universo pediátrico.

Desta forma, tendo em consideração não só a proximidade com a comunidade mas também o sentido de responsabilidade e humanismo, os alunos de Medicina da Universidade do Algarve, em colaboração com os seus parceiros institucionais, organizam um hospital especial.

No Hospital dos Pequenitos todas as crianças assumem o papel do médico por um dia e levam um dos seus melhor amigos, um boneco preferido, para ser ali ser atendido e tratado.

O ano passado a atividade teve a participação de cerca de 300 crianças dos 6 aos 10 anos, oriundas de diversos agrupamentos escolares do Município de Faro.

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica da Universidade do Algarve (NEMed) é uma secção autónoma da AAUAlg fundada em 2009, no mesmo ano em que se dá a abertura do curso de Medicina na Universidade do Algarve.

O NEMed prima pela proximidade dos estudantes de Medicina da UAlg com a comunidade em geral, enquanto alunos e futuros médicos. O sentido de responsabilidade e humanismo são dois dos pilares fundamentais do Núcleo, pelo que a realização de atividades em prol da comunidade algarvia é uma das suas prioridades.

Categorias
Saúde


Relacionado com: