Doentes de Parkinson assinalam Dia Mundial em Portimão

Homenagem a fundadores da Delegação do Barlavento Algarvio da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson é o ponto alto das comemorações.

A Delegação do Barlavento Algarvio da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), com sede em Portimão, assinala o Dia Mundial consagrado a esta doença, na segunda-feira, 11 de abril. A sede estará, assim, aberta a associados e amigos a partir das 16h00, para um lanche-convívio. Mas o programa não fica por aqui e prevê várias iniciativas, até 16 de abril.

Na quinta-feira, 14 de abril, às 15h00, a Delegação acolhe um espetáculo pelo Grupo de Cavaquinhos & CA, da Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo. O ponto alto será no sábado, 16 de abril, com uma homenagem aos fundadores desta Delegação.

Já em 2014, a equipa diretiva tinha homenageado Teresa Martins, descerrando uma foto na sede. Em 2015, «era intenção homenagear e reconhecer o trabalho dos sócios fundadores e de todos quanto os que colaboraram para a sua criação, estruturação, divulgação e desenvolvimento», explicou ao «barlavento» Manuel Almeida, membro da atual direção em funções.

Contudo, a doença inesperada de um dos homenageados obrigou a equipa a adiar essa intenção para este ano. No dia 16, «serão homenageados todos os membros fundadores, dirigentes e colaboradores que criaram e legaram ao Algarve, no início, e ao Barlavento, depois, a obra que é de todos», adiantou Manuel Almeida.

Os fundadores foram José Francisco Serralha, José Maria Casimiro (falecido), Maria Margarida Pascoal, Edmeia Monteiro e José Luís Mota Vieira. Serão ainda reconhecidos os colaboradores que sejam indicados pelos delegados que exerceram funções ao longo destes 13 anos de atividade.

Haverá ainda, no dia 16, a partir das 10h30, uma formação para doentes, familiares, cuidadores e voluntários, na qual participam os profissionais médicos Edmeia Monteiro, Romero Blanco e Carlos Sanches. A formação conta ainda com a fisioterapeuta Gabriela Moreira e a terapeuta da fala, Solanje Martins.

Muitas vezes a população não tem a noção das dificuldades que estes doentes atravessam no dia a dia, afetando ainda a vida daqueles que lhes são mais próximos. Para esclarecer as pessoas, a Delegação do Barlavento Algarvio será uma das entidades que estará, entre 7 e 9 de abril, no Fórum Saúde, no Espaço Multiusos de Albufeira. «Vamos divulgar aos visitantes daquele certame, a nossa experiência no difícil combate à Doença de Parkinson», explicou Manuel Almeida.

Desde 26 de março, a Rádio Alvor tem vindo a divulgar as comemorações desta efeméride no programa «À Conversa com». Já no mês de abril, no dia 2, Ana Filipa da Cruz, deu uma palestra com o tema «Redescobrir a Motivação», com o apoio da Inovarte.

Para a celebração deste Dia Mundial, a Delegação do Barlavento Algarvio da APDPk convidou os presidentes das Câmaras Municipais desta zona do Algarve, bem como os vereadores com o pelouro da saúde.

Categorias
Saúde


Relacionado com: