Tudo a postos para a 33ª edição da Semana Académica do Algarve

A 33ª edição da Semana Académica do Algarve começa esta noite (3 de maio) e prolonga-se até domingo, 12 de maio, no Largo de São Francisco, em Faro, no «País das Maravilhas» (nome tradicional dado ao recinto).

A organização envolve mais de 140 voluntários, sendo o maior evento anual dos estudantes da Universidade do Algarve, proporcionando 10 dias de tradição, cultura e animação à comunidade académica, à população farense e à comunidade em geral.

Tudo começa na esta noite, com a tradicional Monumental Serenata de Abertura. Na sexta-feira, dia 4, o cartaz apresenta Reverse, Possessivo, Wet Bed Gang e Karetus.

Para sábado, 5 de maio, o cartaz contempla Slow J e o artista reggae Richie Campbell, assim como Beatbombers.

No domingo, 6 de maio, a festa é assegurada pela música popular de Miguel Azevedo.

O dia mais dedicado ao rock será na segunda-feira (7 de maio). O grupo Hybrid Theory, de tributo aos Linkin Park, levará as músicas da emblemática banda ao «País das Maravilhas». O resto da noite fica assegurada pelos portugueses Tara Perdida.

Rúben Filipe e Saúl Ricardo prometem animar a Semana Académica na terça-feira, dia 8.

Já na quarta-feira, dia 9, o rap e hip-hop estará em destaque com o algarvio Kristóman, e ainda Valete e ProfJam.

Para quinta-feira, ficam reservadas as atuações das tunas académicas, como é habitual. As tunas convidadas são a TunaBebes, Real Tuna Infantina, Feminis Ferventis e Versus Tuna.

Quanto a sexta-feira, voltam os nomes grandes, com Calema, Jojo Todynho e Putzgrilla.

No encerramento de mais uma edição da festa dos estudantes algarvios, há Dillaz, Blaya e a dupla de Djs Internacionais BassJackers

Para Pedro Miguel Chaveca de Ornelas, presidente da Direção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve, «é importante frisar todo o apoio que a Câmara Municipal de Faro tem dado a este repto que lançámos à cidade».

A Semana Académica do Algarve não é só a parte noturna, contém também atividades diurnas, de integração com a Cidade e de tradição académica tais como:

– A Monumental Serenata de Abertura da Semana Académica, a 3 de maio, início às 23h59, no Largo da Sé de Faro;

– A Bênção das Pastas, a 5 de maio, precedido de desfile com início às 14h30 horas no Campus da Penha da UAlg até ao Estádio de São Luís, contará com a presença de Sua Excelência Reverendíssima Bispo do Algarve, do Presidente da Câmara Municipal de Faro e do Magnífico Reitor da Universidade do Algarve. Este momento simboliza a conclusão do curso dos estudantes finalistas da UAlg.

-O Desfile Académico, a 7 de maio, início às 14h30 horas, desde o Campus da Penha da UAlg até ao Largo de São Francisco;

-A atividade «FaroSénior», a 9 de maio, início às 14h00, no «País das Maravilhas», visita de utentes de lares de idosos do Concelho de Faro;

-A atividade «FaroJúnior», a 10 de maio, início às 14h00, no «País das Maravilhas», visita de alunos da escola primária do concelho de Faro;

«Tendo em conta que pretendemos perturbar o menos possível a rotina dos farenses, informamos a comunidade que iremos colocar também o palco em direção ao mar de modo a minimizar o ruido para a cidade e seus moradores. Também iremos reduzir o horário de palco, à semelhança do ano passado, das 6 horas da manhã para as 3 horas e 30 minutos nas noites de sexta-feira e de sábado e das 4 horas da manhã para as 2 horas e 30 minutos nas noites de domingo a quinta-feira. A diversão passará do Palco Principal para a Tenda Eletrónica (espaço fechado) até ao encerramento do recinto», informa a AAUAlg.

Neste sentido, a Comissão Organizadora da Semana Académica, num esforço conjunto com a Câmara Municipal de Faro, irá disponibilizar 600 lugares de estacionamento gratuitos no Parque da Pontinha, nos dias úteis de 2 a 12 de maio, de modo a colmatar os cerca de 300 que estão a ser ocupados pelo recinto da 33ª Semana Académica do Algarve, «vindo por este meio mostrar a nossa preocupação com os munícipes da cidade de Faro».

«Sabemos que no decorrer de eventos como este há invariáveis desajustadas àquela que é a nossa imagem e dignidade do nosso trabalho. Sabemos que há ruído que não deixará de o ser ou agitação que não deixará de se fazer sentir. No entanto, deixamos-vos uma garantia: tudo faremos, com a consciência do peso de cada uma destas palavras, para lhe minimizarmos o impacto desta proximidade. Somos a Associação Académica do Algarve. Somos a cara dos milhares de estudantes que tanto contribuem para a economia da nossa capital. Mas somos também Faro e farenses como vós».

Categorias
Regional


Relacionado com: