Mercado brasileiro de luxo interessado no turismo algarvio

Na sequência da participação na ILTM Latin America, o principal evento dedicado à indústria de turismo de luxo da América Latina que se realizou na semana passada em São Paulo, a Associação Turismo do Algarve (ATA) – a agência responsável pela promoção externa da região enquanto destino turístico – foi convidada a integrar o evento Portugal 360, que arranca hoje no Rio de Janeiro. Esta iniciativa, que decorre até ao próximo dia 20 de maio, tem como objetivo dar a conhecer ao mercado brasileiro uma nova visão de Portugal, enquanto país autêntico, diversificado, empreendedor e moderno.

Este convite permitiu à ATA dar continuidade à promoção da região no Brasil, vindo confirmar o interesse crescente que este mercado tem demonstrado face ao Algarve enquanto destino turístico. Os indicadores comprovam esta tendência de crescimento: de acordo com os últimos dados do INE relativos a março de 2018, o mercado brasileiro é já o oitavo mercado no que diz respeito ao número de hóspedes internacionais no Algarve, tendo registado um crescimento acumulado de 42,5% face a março do ano passado.

A participação na ILTM, onde a ATA e os associados que a acompanharam tiveram a oportunidade de reunir com alguns dos melhores operadores e agentes de viagens do Brasil dedicados ao segmento luxury, permitiu não só promover as mais-valias e a oferta diferenciada da região, mas também a recolha de informação relevante sobre o perfil deste mercado e a sua visão relativamente ao Algarve.

No seguimento das 78 reuniões que aí realizou, a ATA concluiu que o turista brasileiro revela já um grande conhecimento de Lisboa e do Norte de Portugal, começando agora a despertar a sua curiosidade face ao Algarve e à sua oferta turística.

Os profissionais do setor deixam de olhar para a região apenas como destino de sol e mar e começam agora a procurá-la para dar resposta a outras motivações, verificando-se, nomeadamente, uma maior apetência pelo destino para a realização de casamentos e luas de mel.

Outras valências da região como os parques temáticos e aquáticos, o autódromo ou a beleza natural das rotas de cycling & walking existentes começam a destacar-se nas preferências do mercado brasileiro. Muitos agentes de viagens brasileiros atingiram já inclusivamente o estatuto de principal cliente junto de algumas Destination Management Companies (DMCs) do Algarve.

«O turista do Brasil que procura o Algarve é um visitante muito interessante, não só por ter um elevado poder de compra mas também pelo facto de revelar uma vontade crescente de conhecer o destino fora da época alta e de explorar a diversidade da sua oferta turística», explica Dora Coelho, diretora executiva da ATA.

«Neste contexto, estamos extremamente satisfeitos com o feedback que temos obtido nestes últimos dias, fruto da nossa presença na ILTM, e é com grande entusiasmo que agora iremos participar no evento Portugal 360, uma iniciativa que irá permitir dar a conhecer, a partir de diferentes ângulos, um retrato de um país renovado, inovador e moderno, realidade esta que é também transversal à oferta e à promoção do Algarve enquanto destino turístico», conclui.

Através de uma programação diversificada, que conta com palestras, workshops, ações de entretenimento e de ativação de marcas nacionais, entre outras atividades, a ação Portugal 360 irá reunir públicos de diferentes quadrantes, tais como a economia, o turismo, a cultura, a gastronomia, o desporto, o ensino e o lazer, que aqui terão a oportunidade de fomentar o networking e de se deixar surpreender pela capacidade de renovação e reinvenção da oferta portuguesa. Neste primeiro dia do evento está prevista a realização de uma apresentação sobre o Algarve junto de agentes de viagens, a qual conta já com lotação esgotada.

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