Mau tempo destrói pontão do Centro Náutico de Faro

O pontão do Centro Náutico da Praia de Faro, que oferece aos seus utilizadores a possibilidade de acesso e realização de atividades náuticas na Ria Formosa (canoagem, windsurf, vela e stand up paddle), ficou completamente destruído na sequência da intempérie que se registou em Faro, durante a madrugada de sexta-feira, dia 21 de abril. Esta infraestrutura, que agora se encontra sem possibilidade de utilização, foi instalada em 2004, tendo sido, desde então, alvo de três intervenções de manutenção de fundo (entre outras de pequena dimensão) que permitiram prolongar a sua vida útil, tendo em conta as condições naturais (ventos e marés) da sua localização.

Estando já contemplada a aquisição de um novo pontão e substituição do atual (cuja estimativa orçamental aponta para um valor na casa dos 180 mil euros), este processo toma agora uma nota de urgência que deverá, no mínimo, manter-se por mais seis a sete meses por motivos de concurso.

Até que a situação se torne definitiva, a Câmara Municipal de Faro está a «envidar todos os esforços para encontrar uma alternativa que possibilite a montagem de uma infraestrutura provisória que permita, a todos os seus utilizadores, uma utilização normalizada desta instalação desportiva de referência». Apesar de a infraestrutura apresentar condições de segurança que certificavam a sua operacionalidade na época balnear que se aproxima, o autarca Rogério Bacalhau e a sua vereação haviam já tomado a iniciativa de colocar esse investimento no processo de revisão orçamental em curso.

Categorias
Regional


Relacionado com: