«Jornadas do Arade» abrem inscrições para os cursos livres

Segurança na praia, reforma, empreendedorismo e financiamento.

A 12 e 13 de março, as «Jornadas do Arade» levarão à mesa os desafios do presente e a projeção do futuro dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique. O diálogo, as ideias e as soluções mais inovadoras e criativas que nascem e crescem na bacia do Arade darão corpo a este espaço de debate no Museu Municipal de Portimão.

O programa encontra-se já acessível no website jornadasdoarade.pt, onde também estão abertas as inscrições para todos os que desejam assistir e participar desta iniciativa.

A abrir o programa, na manhã e tarde de dia 12 de março (sábado), as «Jornadas do Arade» apresentam uma variada oferta formativa de curta duração.

Comecemos por olhar para as nossas praias numa perspectiva de segurança. «Será que esta arriba vai cair?» – esta é uma questão que todos deveríamos saber responder. Se desconhece como pode avaliar a estabilidade de uma arriba e desfrutar de um dia de sol na praia em segurança, o engenheiro Marco Rocha explica-lhe como. O objectivo é formar banhistas responsáveis e fundamentar as precauções a ter para evitar acidentes que podem vir a ser fatais.

Um outro curso pré-Jornadas irá transmitir ferramentas e estratégias para enfrentar um período cheio de mudanças mas também de oportunidades – a reforma. «Reforma à Vista» é uma acção de formação do Projecto R, da responsabilidade de Susana Schmitz. Destinado a profissionais no activo que se encontram próximos da reforma ou que já entraram nesta nova fase das suas vidas, este é um curso que irá convidar a reflectir sobre as mudanças, motivações, interesses e objectivos individuais para o período da reforma.

Para quem pensa constituir o seu próprio negócio mas ainda não sabe bem como ou para quem simplesmente deseja cultivar o seu espírito empreendedor, as «Jornadas do Arade» sugerem o curso «Uma ideia, um negócio?». Quais os primeiros passos a dar? Como estruturar um plano de negócio? E onde obter financiamento? Estas e outras questões serão abordadas pelo formador Nuno Silva.

Considerando que a obtenção de financiamento é um passo essencial para a materialização de um projecto, José Júlio Gonçalves (CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve) irá dar a conhecer os diferentes sistemas de incentivo, entre os quais o conhecido Portugal 2020, bem como as respectivas valências e tipologias de projectos elegíveis e as melhores dicas para a elaboração de candidaturas. Este curso será uma oportunidade única para conhecer as oportunidades abertas pelos programas europeus de financiamento.

As inscrições estão abertas no website das «Jornadas do Arade» até ao próximo dia 8 de Março, onde também poderá obter todas as informações sobre cada um dos quatro cursos-livres.

As «Jornadas do Arade» são uma iniciativa organizada pela Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva. Aceda a todas as informações acerca desta iniciativa no website jornadasdoarade.pt ou contacte-nos através do e-mail [email protected]

Categorias
Regional


Relacionado com: