Carnavais à algarvia 2017

Uns mais humildes, outros mais sofisticados, há carnavais para todos os gostos na região.

Alte. É conhecido por ser o Carnaval mais tradicional do Algarve, e este ano a organização decidiu eleger como Rainha, a cantora Maria Leal, no dia 26. O início do corso, está marcado para as 15h00, nos dias de folia, (26 e 28), com animação do DJ. Paulo Rossi. À noite estão previstos no Salão da Casa do Povo de Alte, bailes de foliões e de máscaras a partir das 21h30, com animação de Rúben Filipe no dia 26, e Valter Cabrita no dia 28.

Altura
A sátira política é o principal enfoque de 11 grupos de animação e 10 carros alegóricos. O desfile tem lugar nos dias 25 e 26 de fevereiro (sábado e domingo) sempre às 15 horas. No dia 26 de fevereiro, a organização está a planear um jantar e baile de Carnaval, animado pelo Duo Reflexo, às 19h30, na Quinta do Sobral. O evento é aberto a toda a população, mediante reserva com pagamento na Junta de Freguesia.

Faro
Faro recebe a época carnavalesca com o desfile de carnaval infantil, uma organização da autarquia local marcada para sexta-feira, 24 de fevereiro, com concentração às 10 horas, no Jardim Manuel Bivar. São esperadas quase 2000 crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo e de educação pré-escolar do concelho. A Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF) acolhe no sábado, 25 de fevereiro, das 15h00 às 18h00, o carnaval solidário da associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve (Apatris21). Conta com um baile, concurso de máscaras e prémios ao longo de uma matiné passada na companhia da Dj Tangerine. À noite, a partir das 22h20, há festa com Los Muertos Dj’s.

Loulé
A Câmara Municipal de Loulé volta a pôr à disposição do público, para aluguer, fatos e adereços numa loja especializada (nº 78 da Praça da República), aberta até 3 de março. O programa «Aqui Portugal» da RTP transmite em direto o corso, no sábado, dia 25 de fevereiro, das 14h00 às 20h00. Destaca-se ainda o Baile de Gala que irá animar o «Palácio» do NERA na noite de segunda-feira, 27 de fevereiro, com o tema «Os Conquistadores de Al-úlyá», e a atuação da Arte & Música Big Band e da Banda Fora D’Horas. No âmbito do programa de Carnaval, é inaugurada no sábado, 25 de fevereiro, pelas 14h30, a obra de modernização do Salão de Festas Municipal de Loulé, integrada no projeto «Loulé Requalifica». Este momento será marcado com a realização de um Baile Sénior de Carnaval. O espaço, localizado junto ao Estádio Municipal, encontrava-se em acentuado estado de degradação. Entretanto foi adquirido pela autarquia que realizou uma intervenção profunda.

Olhão e Moncarapacho
As crianças do 1º ciclo e jardins de infância saem à Avenida da República, na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 10 horas. Outra atração é o centenário Carnaval de Moncarapacho, um dos mais genuínos da região, característica patente na decoração dos carros alegóricos, forrados com pequenas flores de papel, que lhe conferem o cognome de «Batalha das Flores». Este ano sai à rua nos dias 26 e 28 de fevereiro, domingo e terça-feira, respetivamente, entre as 15h00 e as 18h00. Com entrada livre, o corso conta com dezena e meia de carros alegóricos e mais de 500 foliões.

Portimão
O Sporting Glória ou Morte Portimonense apresenta seis bailes de carnaval de 25 a 28 de fevereiro, sempre às 21h00, na Antiga Lota de Portimão. O Clube União Portimonense organiza no dia 25 de fevereiro o famoso «assalto de Carnaval», e nos dias 27 e 28, às 21h30. A Sociedade Vencedora Portimonense promove bailes de 25 a 28 de fevereiro, às 21h00. Também o Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realiza bailes de carnaval, de 25 a 28, às 21h30. Este ano, a coletividade organiza o desfile infantil no dia 28 de fevereiro, às 15 horas. A tradicional Revista à Portuguesa tem estreia marcada para sexta-feira, 24, às 21h30, este ano sob o mote «Thô Xaringado e Mal Pague». A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 26 e 28 de fevereiro, às 15h30, um desfile carnavalesco. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense celebra o carnaval com matiné dançante para a comunidade e visitantes nos dias 26 e 27 de fevereiro, às 16h00. O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha tem os afamados bailes agendados para os dias 25 e 27 de fevereiro, às 21h30.

São Brás de Alportel
Domingo, dia 26 há marcha/corrida de Carnaval, a ter início na Escola EB 1 de Mesquita, às 9h30. A animação prossegue com Baile, na União Desportiva e Recreativa Sambrasense, às 20h00. Depois há desfile na Avenida da Liberdade, às 15 horas, com uma edição do carnaval tradicional que inova pela participação especial de cerca de 40 viaturas clássicas Citroën, do Clube 2 CV «Algarve Marafados». Na terça-feira gorda, dia 28, o salão dos Bombeiros Voluntários aquece os corações de todas as idades no Chá Dançante especial, às 15 horas, ao som do artista Valter Reis.

Tavira
1300 crianças dos estabelecimentos do pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico público e privado saem à rua para festejar o carnaval, no dia 24 de fevereiro, às 10h00, no Jardim do Coreto. No Mercado da Ribeira haverá bailes de máscaras, às 21h30 com a Orquestra Zeca Fradique New Portugal Band (dia 25); Fábio Lagarto (dia 26); Trianima (dia 27) e La Plante Mutante (dia 28). A Associação Âncora, em Santa Luzia convida toda a população para um baile com concurso de máscaras no dia 24 de fevereiro, entre as 15 e as 17 horas.

Lagoa
A Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo (ACD) volta a organizar o popular Enterro do Entrudo na quarta-feira «de cinzas», 1 de março. O cortejo pelas ruas começa às 21 horas, seguida da encomendação das almas, leitura do testamento e cremação do defunto.

VRSA e Monte Gordo
Em Vila Real de Santo António, o desfile de carnaval terá lugar no dia 26 de fevereiro, na Avenida da República e na Praça Marquês de Pombal. Em Monte Gordo está agendado para o dia 28, terça-feira de carnaval, na Avenida Marginal. Ambos acontecem às 15 horas. O cartaz terá um cariz popular, com as associações e coletividades culturais do concelho. O Centro Cultural António Aleixo acolhe bailes de carnaval (dias 25, 26, 27 fevereiro e 4 março), tal como a zona Poente de Monte Gordo (de 25 a 28 de fevereiro). As escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, desfilam na manhã do dia 24 de fevereiro, a partir das 09h30, nas três freguesias do concelho. À exceção dos bailes no Centro Cultural (2 euros), todas as iniciativas têm entrada livre.

Categorias
Regional


Relacionado com: