Bacia do Arade é tema de discussão e reflexão

A primeira edição das «Jornadas do Arade» vão discutir o desenvolvimento socioeconómico sustentado e a divulgação do património cultural
e humano dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique. O debate está marcado para 12 e 13 de março, no Auditório do Museu Municipal de Portimão.

A discussão arranca na manhã de sábado, 12 de março, com uma oferta diversificada de cursos breves que se prolongarão pela tarde. A conferência «O Arade – Um mergulho na História» abrirá o programa de conferências, debates e mesas-redondas que darão corpo ao evento. A «regionalização, o património cultural do Arade, o Centro Hospitalar do Algarve (CHA), soluções empreendedoras para o sector turístico, a vida ativa em idade sénior, o turismo de golfe e o Arade enquanto eixo de desenvolvimento económico e social são temáticas que animarão o debate e a troca de ideias», segundo a Teia de Impulsos.

No final dos trabalhos do primeiro dia, os autarcas destes territórios farão uma apresentação dos seus planos e perspetivas. O programa científico ficará completo com a apresentação de comunicações livres, que poderão ser propostas à organização até 26 de fevereiro.
«Comungando de uma história e de um destino comum, a bacia do Arade constitui uma sub-região dotada de uma identidade geográfica, cultural, ecológica, social e económica própria. A avaliação do presente e a projeção do futuro dos municípios que a constituem deve ser efetuada em conjunto, reunindo sinergias em prol da busca de respostas aos desafios atuais».

A participação é gratuita e aberta a todos. A inscrição num dos cursos-livres que decorrem no dia 12 de março tem o custo de 20 euros, o qual inclui almoço e certificado de participação. As «Jornadas do Arade» são organizadas pela Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com o Museu Municipal de Portimão, as Câmaras Municipais de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique, a Junta de Freguesia de Portimão e outras entidades públicas e privadas. O jornal «barlavento» é parceiro media oficial do evento. As normas para a submissão de propostas de comunicações livres, bem como todo o programa podem ser consultado em http://www.jornadasdoarade.pt

Categorias
Regional


Relacionado com: