Aljezur celebra feriado municipal em dose dupla

O município de Aljezur comemora mais um Feriado Municipal na quinta-feira, dia 29 de agosto. As festividades, contudo, iniciam-se logo na véspera, dia 28 para mais uma edição da Noite A – Noite Multicultural com o dress code branco, em que mais uma vez a zona histórica será palco de diferentes espetáculos: fado, música clássica, performances diversas, dança africana, rock, DJ Set, tasquinhas, petiscos, artesanato, e a possibilidade de visitação aos núcleos museológicos do circuito histórico-cultural e ambiental.

O «circuito» terá início no Jardim da Liberdade, junto à Ribeira de Aljezur, onde entre outros, a Banda Filarmónica do Bombeiros Voluntários de Aljezur fará a sua atuação, os vários momentos musicais, expositivos, de performances, percorrem toda a zona histórica até ao Castelo, com início pelas 16 horas, altura do enceramento ao trânsito nesta zona da vila. A entrada será gratuita.

Junto ao Castelo, símbolo maior de Aljezur, irá receber um concerto intimista de Miguel Gameiro. No final da noite, o músico de hip hop português Dillaz fará as delícias dos mais novos e mais desinibidos para uns passos de dança ao som de DJ Wilson Honrando, que farão um espetáculo de som, luz e bailarinos.

As festas terão continuidade no dia 29 e logo pela manhã será recriado o tradicional banho 29, na Praia de Odeceixe, por volta das 10 horas, acompanhado da devida animação musical, com a presença de um grupo de música, Funkarmónica.

Às 17h30 terá início a mega-sardinhada e a animação musical no Espaço Multiusos de Aljezur.

Mais tarde, às 20h00 terão início os espetáculos musicais a cargo do grupo Kapittal, e pelas 22h00, a atuação da fadista Cuca Roseta.

A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Aljezur e conta com a colaboração dos Serviços Sociais da Autárquica, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, da Associação de Defesa do Património, Histórico de Aljezur, da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur, da Associação Cosa Nostra, assim como da Associação Tertúlia, e da Junta de Freguesia de Aljezur.

Copo ecológico

Diminuir a pegada ecológica representa cada vez mais uma preocupação do município de Aljezur. É imperativo mudar comportamentos, adotar práticas e comportamentos sustentáveis no nosso dia-a-dia. Por este motivo decidiu o município servir para todas as bebidas em copos reutilizáveis durante as do Feriado Municipal e na Festa Multicultural / Noite A, em substituição do vulgar copo de plástico.
Para este efeito os interessados deverão alugar um copo pelo valor de 1 euro utilizando-o as vezes que entenderem. No final poderá, será possível por ficar com o copo ou devolvê-lo recebendo em troca o valor de caução. Estará também disponível, nos mesmos moldes, uma cinta que permite facilitar o transporte do copo.
O município de Aljezur pretende assim, além de reduzir a quantidade de lixo, sensibilizar a comunidade e os visitantes, para este enorme problema que naturalmente cria impactos ambientais graves.

Categorias
Regional


Relacionado com: