Algarve já tem Mapa Vitivinícola

Juntando as datas do São Martinho e do Dia Europeu do Enoturismo – 11 e 12 de novembro, respetivamente a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), em parceria com a PlotBiz, realizou um evento de degustação de vinhos e iguarias regionais, no qual apresentou novos projetos para a promoção da Região Vitivinícola do Algarve.

Num crescendo cada vez mais acentuado de visitantes ao Algarve, torna-se necessário estar dotado de ferramentas que facilitem os agentes económicos e operadores turísticos a aceder e contactar os mais de 30 produtores algarvios a operar na região.

Carlos Gracias – presidente da CVA – durante a apresentação do Mapa da Região Vitivinícola do Algarve.

O objetivo passa por conseguir não só visitar as adegas e respetivas vinhas, como usufruir dos serviços associados (loja, restauração, entre outros) que vão sendo também uma aposta maior dos produtores, que desta forma rentabilizam os seus negócios e respetivos espaços, pois boa parte deles têm excelentes condições para a receção de eventos, turistas ou grupos locais.

Neste sentido, a CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve, está a finalizar a edição e publicação de um mapa da região, no qual estão identificados e se podem encontrar todos os produtores registados, encontrando aqui, não só os contactos e a coordenadas GPS, como as respetivas valências disponíveis para os visitantes.

Através de mecanismos simples como a introdução de QR codes para cada ficha de produtor, o seu utilizador pode aceder a informação online relevante sem precisar conhecer e digitar o link respetivo.

Durante o evento de apresentação, para além da degustação de diversos Vinhos do Algarve, o presidente da CVA – Carlos Gracias, surpreendeu a plateia ao informar que «além da impressão do Mapa, irá brevemente ser lançada uma aplicação móvel (app) que permitira ao consumidor ter acesso a informação específica sobre a região, e igualmente localizar o ponto de venda, ou restaurante mais próximo, com Vinho do Algarve na prateleira ou na carta».

Martin Teutscher com Ondina Santos numa performance ao vivo no evento.

Os diversos produtores presentes, manifestaram o seu interesse em colaborar na divulgação dos seus serviços e ficaram agradados com a iniciativa da CVA, que possibilita aumentar a sua visibilidade, sobretudo para os que já têm uma vertente de enoturismo associada.

O Mapa da Região Vitivinícola do Algarve são desenvolvidos pela CVA em parceria com a Plotbiz, estando a equipa a ultimar os últimos detalhes para proceder à distribuição gratuita junto dos agentes económicos e do público em geral, dos cerca de 10.000 exemplares a serem produzidos até ao final do ano.

Categorias
Regional


Relacionado com: