Algarve é a melhor região de turismo nacional

Região foi igualmente distinguida nas categorias de Melhor Hotel Resort, Melhor Hotel de Praia, Melhor Campo de Golfe e Melhor Hotel de Três Estrelas na gala Publituris Portugal Travel Awards.
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo na gala da Publituris Portugal Travel Awards, em Óbidos.

A região do Algarve foi a grande vencedora da gala Publituris Portugal Travel Awards, que teve lugar na quinta-feira, 21 de Setembro, no Bom Sucesso Resort, em Óbidos, ao receber cinco distinções, nomeadamente a Melhor Região de Turismo Nacional, o Melhor Hotel Resort, o Melhor Hotel de Praia, o Melhor Campo de Golfe e o Melhor Hotel de Três Estrelas.

Na corrida pelo galardão de Melhor Região de Turismo Nacional, estavam as regiões dos Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Madeira, Porto e Norte e Região de Lisboa. O Prémio de Melhor Hotel Resort foi entregue ao Vila Vita Parc Resort & Spa, em Alporchinhos, a distinção de Melhor Hotel de Praia foi dado aos responsáveis do Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel. Já o Onyria Palmares, em Lagos, foi o vencedor do galardão de Melhor Campo de Golfe e o prémio de Melhor Hotel de Três Estrelas foi entregue ao Dom José Beach Hotel, em Quarteira.

Este ano foram atribuídas 21 distinções entre empresas, instituições e personalidades do Turismo Nacional com destaque para o Prémio Melhor Companhia de Aviação, na qual foi distinguida a TAP Portugal, a Melhor Rede de Agências de Viagens, tendo sido a Agência Abreu a vencedora, e o Prémio Melhor Cadeia Hoteleira, galardão recebido pelos representantes da Vila Galé Hotéis.

Sobre o prémio Melhor Região de Turismo, o representante afirmou que «não estava nas nossas expetativas receber este prémio. Queremos felicitar os nossos colegas das outras regiões, mas em especial ao Centro, com um abraço solidário. O turismo tem levantado a economia do país, feito conseguido por todos, empresas públicas e privadas. Uma palavra especial para os intervenientes que aqui venceram da região do Algarve que são referências, não só a nível nacional como internacional. A formação e a qualificação são as apostas de futuro para melhorar ainda mais o Turismo nacional».

A gala contou igualmente com as presenças da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, o presidente da Associação de Hotelaria de Portugal, Raúl Martins, o presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, Pedro Costa Ferreira e do presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, entre outras personalidades e empresários do setor do Turismo Português.

Algarve com 10,7 milhões de dormidas

Os principais indicadores do turismo voltaram a crescer em julho e o Algarve é o destino nacional líder em número de dormidas mensais, com cerca de 2,8 milhões (mais 3,8 por cento do que no ano anterior ou 100 mil dormidas adicionais) e acumulando mais de 10,7 milhões de pernoitas até ao momento (mais 7,3 por cento do que no período homólogo ou 730 mil novas dormidas). Segundo a informação divulgada na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Algarve ultrapassa pela primeira vez os dois milhões de dormidas de estrangeiros no mês de julho. No total dos primeiros sete meses do ano, os não residentes registam perto de 8,7 milhões de dormidas (mais 8,5 por cento).

RTA congratula-se com as distinções

«É com emoção e orgulho que recebemos, mais uma vez, o galardão de Melhor Região de Turismo de Portugal. Agradeço a todos os que contribuíram para tornar possível a atribuição deste prémio, incluindo naturalmente todas as entidades privadas e públicas que operam no setor, e gostaria de dar uma felicitação especial às unidades algarvias premiadas e ao Onyria Palmares, que são um exemplo da excelência da oferta turística da região», afirmou Desidério Silva, Presidente da RTA, durante a cerimónia promovida pelo Publituris.

«Esta é ainda uma oportunidade para consciencializar os profissionais do setor e chamar a atenção do Governo para a importância do papel das regiões de turismo em Portugal, para a qualificação dos destinos e a cooperação de todas as entidades de modo a potenciar a atividade turística e o desenvolvimento sustentável das regiões», acrescentou, na ocasião, o responsável da RTA.

É a quinta vez que a entidade de turismo do Algarve recebe este prestigiado galardão, que se destina a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais do turismo.

Categorias
Regional


Relacionado com: