Ex-livraria do Alfarrabista Simões oferece todos os livros no próximo sábado

Foto: Nathalie Dias/ «Voz do Algarve».

A ex-Livraria Simões, na Rua do Alportel, 86, em Faro, foi até há pouco tempo um espaço emblemático para todos os amantes de livros, mas, infelizmente, encerrou em 2015. Ficou assim abandonado um espólio notável de quase 25 mil livros para oferta.

Sucede que o atual proprietário do espaço, não quer que o espólio que resta, vá para o lixo. Assim, um voluntário da Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão (APOS) vai abrir o espaço ao público no sábado, 4 de fevereiro, às 10 horas, «para qualquer pessoa que queira lá escolher e levar os livros que quiser de forma totalmente gratuita».

Em declarações ao «barlavento», António Paula Brito explicou que «as Bibliotecas Municipais de Faro e de Olhão, a Junta de Freguesia de Olhão, a Universidade do Algarve, escolas e outras associações culturais da região já vieram buscar obras» para as suas coleções públicas. Esta semana, também o Exército esteve no local a recolher obras. No pico da atividade, o espólio da antiga Livraria Simões chegou a ter cerca de 500 mil livros em stock.

No entanto, ainda restam muitos livros, sobretudo edições de âmbito académico, jurídico, religioso, dicionários, enciclopédias, manuais técnicos, obras variadas de ficção, ensaio, crítica literária, política, compêndios de história, muitas já fora de circulação no atual mercado livreiro comercial.

Dada a enorme quantidade de obras que ainda estão disponíveis no espaço, e apesar do interesse que esta iniciativa tem suscitado, a APOS apela a que todos os interessados para que participem na iniciativa este sábado.

«Recomendamos que tragam uma lanterna porque este espaço não tem eletricidade». António Paula Brito sublinha também que o alfarrabista Carlos Simões, apesar de ter encerrado este espaço, continua a atividade de venda e compra de livros, num outro local da cidade de Faro.

Foto: cortesia «Voz do Algarve» ao «barlavento».

Categorias
Regional


Relacionado com: