500 mil turistas recorreram a postos de turismo em 2016

Os postos da Região de Turismo do Algarve (RTA) atenderam 588 mil turistas, em 2016, para obter informação sobre deste destino. «No final, ficaram muito agradados com o atendimento prestado», segundo o relatório que avalia a satisfação dos utentes destas infraestruturas, informou aquela entidade algarvia, na semana passada.

No ano em que o Algarve registou a marca recorde de 18,1 milhões de dormidas, os 21 postos de turismo da RTA prestaram apoio a 587908 pessoas, assumindo um papel cada vez mais importante no acolhimento de quem escolhe esta região para as férias, destacou a entidade na mesma nota de imprensa. «O atendimento nos postos de turismo pode motivar a permanência e o retorno do turista, assim como a percepção que este tem do destino, ao influenciar a eleição dos lugares a visitar», afirmou Desidério Silva, presidente da RTA.

Os meses de julho, agosto, setembro e outubro foram os de maior afluência a estes espaços de divulgação e informação, sendo agosto aquele em que a RTA verificou um maior número de atendimentos, com 91376 turistas apoiados nestes locais. Os postos de turismo de Faro, Lagos e Tavira foram os que registaram a maior procura durante o ano.

No espaço barlaventino foram atendidos 61 mil turistas, enquanto na capital algarvia foram 89 mil turistas a procurarem o posto de turismo e em Tavira a procura rondou os 58 mil turistas. Neste mesmo relatório, a RTA concluiu que os visitantes da região preferiram visitar os postos de turismo do que recorrer ao apoio telefónico.

De acordo com um inquérito de satisfação realizado aos utentes, estes manifestaram-se muito satisfeitos com o serviço prestado pelos postos de turismo e destacaram a qualidade do serviço e do atendimento, bem como a localização e acessibilidades dos equipamentos, a atenção e amabilidade do pessoal e a qualidade do material distribuído. «Os postos de turismo têm um papel importantíssimo no acolhimento dos turistas e na promoção da nossa oferta.

Neles disponibilizamos informação sobre circuitos temáticos, programas culturais, património, atividades desportivas e dados úteis ao visitante de forma personalizada. Nos últimos anos, temos investido na melhoria das condições dos postos, na oferta de novos serviços (por exemplo a maioria das estruturas já disponibiliza serviço de wifi gratuito) e na formação de recursos humanos», explicou Desidério Silva. Este ano, com as previsões a apontarem para uma maior procura pelo Algarve, a RTA espera uma maior afluência ao estes locais. Neste âmbito, será inaugurado um novo posto de turismo no Aeroporto de Faro, face ao aumento do número de passageiros da estrutura aeroportuária, que se traduz em mais 18,5 por cento em 2016, quando comparado com 2015.

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