Luís Gomes faz voto de pesar pela morte de Fidel Castro

Em homenagem ao papel da República de Cuba e ao seu líder histórico, o município de Vila Real de Santo António irá colocar a sua bandeira a meia-haste.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, manifestou hoje, sábado, 26 de novembro, em nota de imprensa, o seu pesar e lamentar a morte do líder cubano Fidel Castro. Da mesma forma, o autarca destaca o papel importante da República de Cuba na recuperação da visão e dos problemas oftalmológicos de mais de 300 vila-realenses.

Recorde-se que a autarquia de Vila Real de Santo António foi pioneira no envio de pacientes a Cuba para realização de cirurgias oftalmológicas quando, em Portugal, no Serviço Nacional de Saúde, se esperava em média, oito anos por uma cirurgia.

Além da saúde, Vila Real de Santo António possui diversos protocolos estabelecidos com Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

Na cultura, esta proximidade traduz-se na organização anual do Encontro de Cultura Cubana, evento que está prestes a cumprir uma década de existência, bem como ao acolhimento, em Vila Real de Santo António, da cimeira Ibero-americana José Martí.

Categorias
Política


Relacionado com: