Paulo «Rato» Santana: o mestre da arte marcial israelita no Algarve

Paulo «Rato», portimonense de 40 anos, é um indivíduo extremamente ativo, que não pode estar sossegado e adora desafios. Embora trabalhe como duplo no cinema e publicidade – tendo até já contracenado com Cristiano Ronaldo no papel de samurai – não é isso que lhe dá visibilidade.

Os seus conterrâneos conhecem-no sobretudo pela sua atividade no Krav Maga, «um sistema de defesa pessoal e luta corpo-a-corpo, de origem israelita e considerado o mais eficaz em todo o mundo». «Rato» pratica a modalidade, há cerca de sete anos, possui o cinturão negro e é instrutor e representante no Algarve, da Federação Portuguesa da modalidade, integrada na Federação Europeia. A sua base de treinos é o Clube da Boa Vista, em Portimão.

paulo_rato2

Regra geral, as lutas dividem-se entre aquelas em que se bate, e as em que se projeta e imobiliza o adversário. Paulo explicou-nos que «o Krav Maga engloba partes de tudo. É o mais versátil, tendo em conta a defesa pessoal. Temos de saber bater, imobilizar, cair, trabalhar no chão, ser adaptáveis. Os cenários na rua são infinitos. Basta mudar uma constante e temos de nos adaptar de forma automática, no momento. É um sistema que está sempre aberto e, se algo resulta, podemos sempre inserir; se não resulta, descartamos». Este instrutor considera que, nas artes marciais, há que fomentar o combate, o contacto. Por isso, nos treinos, torna-se necessário usar algum equipamento de proteção, como luvas e proteção dos dentes. Mas o mais importante será uma boa proteção da zona genital, porque «há muita coisa a ser atacada». E vale tudo, até morder e enfiar os dedos nos olhos do adversário.

«É salvar a integridade física; a nossa ou a dos nossos». Paulo Santana iniciou-se há 26 anos no Kickboxing, na versão «semi-contacto», competindo muitos anos, até a nível internacional e com excelentes resultados. «Todas as artes marciais têm coisas boas, permitindo a cada um a possibilidade de perseguir os seus próprios objetivos: manter a condição física, aprender a defender-se, desanuviar de um dia de trabalho. O Tai-chi é uma arte marcial muito interna, que tem a ver com o bem-estar pessoal. A Capoeira é muito acrobática. Eu gosto de Sumo. Mas considero o Krav Maga o mais completo em termos da defesa da integridade física, sendo usado pelo exército israelita, por forças de polícia especial e pelos comandos portugueses, entre outras elites» de intervenção e combate.

paulo_rato

Na sua juventude, influenciado pelos filmes de Bruce Lee, Jackie Chan e outros, o «Rato» partiu para os Estados Unidos, para fazer um curso para duplo de cinema. E tem feito inúmeros trabalhos nesta área. «A que me deu mais emoção foi a última, no filme Capitão Falcão, com vários stunts de luta e uma queda alta, de 13 metros, no final. Estava tudo muito bem delineado e correu bem. Também fui um dos samurais naquele anúncio para uma operadora nacional de telemóveis, que termina com o Ronaldo a dar um pontapé de bicicleta na bola. Apareci na telenovela ‘Lua Vermelha’, na série policial ‘Cidade Despida’, entre várias outras. Não fiz muitos trabalhos no estrangeiro, mas fiz vários para empresas estrangeiras que vieram gravar em Portugal. Andei nas favelas da cidade do México, a saltar de telhado para telhado, a gravar um comercial para uma bebida energética, com uma produtora ucraniana. O giro de ser duplo é que as pessoas não sabem quem nós somos». Esta atividade dá para viver, em Lisboa. Para quem reside no Algarve, é mais difícil, por causa das deslocações. Por isso, o Paulo «Rato» Santana é também animador turístico há mais de quinze anos e instrutor de Cross Fit.

Sobre as mazelas que as suas atividades provocam, confidencia: «há 15 anos que não sei o que é acordar sem dores. Mas o pior é parar. Por isso, aconselho todos a que não parem. Mexam-se! Façam qualquer coisa», brinca. Os leitores do «barlavento» que desejem experimentar o Krav Maga têm direito a três treinos consecutivos gratuitos, para ver se gostam. Decorrem no Clube da Boa vista, em Portimão, às segundas, quartas e sextas, das 19h30 às 20h30. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Categorias
Talento


Relacionado com: