Secret Cork é a nova marca de acessórios de moda feitos de cortiça virgem

Quando o design e a moda se juntam às preocupações ambientais, nasce das mãos de dois designers portugueses a Secret Cork, uma nova marca de acessórios de moda feitos a partir de cortiça virgem. A apresentação oficial teve lugar no sábado, 12 de dezembro, em Vilamoura. A ideia nasceu há um ano, fruto da criatividade de dois jovens empresários.

Bruno Viegas é designer e gestor de produção de sofás de uma empresa de Singapura. Vânia Viegas era responsável pelo design gráfico de uma marca espanhola de mobiliário de exterior. Experiências que lhes mostraram para onde não queriam ir profissionalmente: «falta a ligação ao que produzimos, o cuidado, a paixão. Percebi na China que não quero desenhar num dia, produzir no outro e no dia seguinte conceber um novo design», diz Bruno.

A cortiça, um elemento natural praticamente exclusivo de Portugal, dá-lhes agora a liberdade para criarem, de consciência tranquila por saberem que nem sequer precisam de abater árvores. A cortiça é quase como a lã nas ovelhas, as árvores podem ser «tosquiadas» de nove em nove anos e ganham lentamente nova «roupa».

Hoje, o que os move é saber que produzem um artigo com identidade, único e sustentável. «A Secret Cork é fortemente inspirada pela contracultura, pela natureza, pelos direitos humanos, arte e literatura. Pensada para pessoas apaixonadas com fortes ideais e coragem para viver de acordo com as suas próprias regras», diz Vânia.

Bruno completa, «cada um de nós é único. Aquilo que usamos deveria ser único também. É por isto que a pele de cortiça é tão especial, não existem duas malas Secret Cork iguais». As malas de luxo vêm, para já, em cinco modelos diferentes, versáteis e personalizados. Começarão por chegar aos clientes através de um catálogo e website, mas não vão ficar por aí.

Fruto dos contactos que ganharam em feiras e exposições, os designers já estão a estabelecer parcerias com várias lojas, a começar por Londres, onde têm contactos importantes. No futuro próximo, Bruno e Vânia pensam utilizar não só a pele de cortiça como a malha da cortiça para vestuário e outros acessórios.

«Queremos que cada mala Secret Cork seja a sua bolsa de toda a vida, porque gostamos de acreditar que não fazemos apenas bolsas mas sim, amigos para sempre», concluem os designers portugueses. A Secret Cork, propriedade de Vânia Viegas e Bruno Viegas, foi criada em 2014 e é uma empresa cujo core business é a produção de materiais a partir de cortiça portuguesa com destino ao mercado nacional mas sobretudo, aos mercados internacionais. Tem sede e escritórios em Olhão. Informações pelos contactos +351 914 552 882/ [email protected]

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