Com um conceito original e inovador no panorama da moda, a REPTO é uma marca criada pelo designer Bruno Fonseca, há cerca de três anos no Algarve. Até ao final de agosto, conta com uma loja temporária no primeiro andar do principal centro comercial de Faro, onde há um desafio à espera de quem a visitar.
«Temos um campo de basquetebol, onde as pessoas têm direito a fazer três lances livres ao cesto. Cada vez que a bola entrar no cesto, significa 10 por cento de desconto nas compras. Ou seja, com boa pontaria, é possível usufruir até 30 por cento de desconto nos artigos da nossa loja. Mas primeiro, têm que o ganhar», explica Bruno Fonseca.
Para este verão, o mentor da marca destaca algumas novidades como as calças de ganga, chinelos, calçado de assinatura nacional, bonés, e algumas peças inspiradas na vitória de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol 2016.
«Criámos, por exemplo, uma t-shirt em homenagem ao que o Ronaldo disse ao Moutinho antes de marcar os penáltis e transformámos essa mensagem num poema».
Estão também disponíveis «polos de homenagem à Seleção Portuguesa», e, além disso, «escrevemos na montra: nesta loja somos campeões europeus. Creio que somos a única marca nacional que só fala português. Todas as nossas peças feitas em Portugal. Tudo o que estampamos é inspirado em mensagens que dizem respeito à vida e cultura portuguesa», evidencia ao «barlavento».
O empresário mostra ainda o seu agrado pelo facto «de uma marca que começou no Algarve estar a vestir alguns dos maiores artistas da música portuguesa como é o caso de David Carreia ou Anselmo Ralph. É um orgulho», sublinha.
«David Carreira usa a marca em todos os seus concertos por iniciativa própria. Já Anselmo Ralph, que neste momento está a desenvolver um filme sobre a sua carreia e um novo videoclip, usa também com frequência a roupa da nossa marca», refere.
Fonseca espera que o sucesso da marca REPTO represente «uma oportunidade para criar novas iniciativas no mundo da moda a partir da região. Espero que em breve se reconheça a importância de um projeto deste género para o Algarve, para que não seja necessário ir para fora seguir uma carreira» nesta competitiva indústria criativa.
O nome REPTO significa «desafio, chamamento, provocação. É mais do que uma marca de roupa. É sobretudo um conjunto de princípios, ações e atitudes que promovem a mudança individual e coletiva rumo a objetivos e sonhos. É uma pretensão de restaurar o orgulho do que é português e produzido em Portugal», sintetiza. E conclui sublinhando: «somos uma marca com orgulho em ser do Algarve. Nunca nos esquecemos de onde viemos!».