Monchique acolhe curso de Aquaponia

Os formadores João Cotter, de Lisboa, e João Lemos, de Aveiro, vão estar nas Caldas de Monchique para lecionar um curso sobre cultivo em aquaponia.

Trata-se de uma nova técnica, que une em simbiose a possibilidade de produzir frutas e legumes de alta qualidade em hidrocultura e, ao mesmo tempo, peixes de espécies comestíveis, ou ornamentais em aquacultura, de forma sustentável.

Em Portugal, esta técnica tem sido divulgada pela Aquaponics Portugal, cujos técnicos vêm ao Algarve lecionar o curso «Vamos construir Aquaponia na nossa horta».

«Num sistema fechado e dinâmico, os resíduos dos peixes são convertidos, através de bactérias, em fertilizante natural que irá nutrir as plantas. Estas, por sua vez, ao consumirem os nutrientes, deixam a água mais limpa e ideal para os peixes crescerem rápida e saudavelmente. É provavelmente, o sistema mais eficiente para produzir simultaneamente plantas e proteína animal», explica a organização a cargo da revista trilingue «Eco123».

As formação dura 16 horas e custa 150 euros, com desconto de 50 por cento para estudantes Está limitada a 15 vagas. As inscrições podem ser efetuadas pelo 918 818 108 ou [email protected]

Categorias
Inovação


Relacionado com: