Linguado pode ajudar a compreender crescimento humano

Os investigadores descobriram que a migração do olho em peixes planos (assimétricos), de um lado da cabeça para o lado oposto, é coordenada pela hormona da tiróide, uma descoberta que abre os horizontes para novos mecanismos desta hormona fundamental no organismo humano.

Uma equipa de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve, liderada por Marco A. Campinho e que integra os investigadores Cláudia Florindo (CBMR), Gabriel Martins (IGC) e Manuel Manchado (IFAPA-Spain), acaba de publicar um artigo onde dá a conhecer, pela primeira vez, um mecanismo fundamental no desenvolvimento dos peixes planos (como é o caso do linguado).

Os investigadores descobriram que a migração do olho em peixes planos (assimétricos), de um lado da cabeça para o lado oposto, é coordenada pela hormona da tiróide.

A descoberta permite identificar, de modo pioneiro, um novo mecanismo para esta hormona, que é já conhecida pelo público como sendo fundamental na regulação do crescimento e desenvolvimento do organismo humano e, em especial, do sistema nervoso central.

Tendo como principal objetivo compreender os mecanismos de desenvolvimento pós-natal dependentes da hormona da tiroide, a equipa de investigação recorreu a avançadas técnicas de microscopia e reconstrução 3D, em combinação com dados genéticos/genómicos, que lhes permitiram chegar a esta importante conclusão. De acordo com os investigadores, «poderá ser importante não apenas para perceber a diversidade biológica do mundo que nos rodeia, como também para compreender a complexa rede de vias de sinalização em mamíferos, sugerindo novas pistas e novas funções para esta hormona».

A investigação, que agora é tornada pública pela prestigiada revista científica Scientific Reports, parte dos peixes para dar a conhecer aos humanos um novo mecanismo desconhecido para aquela que é considerada como a força motriz no processo de crescimento.