Lagos comemora Noite Europeia dos Investigadores 2015

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) associa-se uma vez mais à Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2015), no próximo dia 25 de setembro partir das 20h30.

Para além da apresentação da sua nova Oferta Educativa 2015/2016, o CCVL apostou este ano numa noite em que a ciência, arte e técnica serão os principais temas.

Para este evento, o CCVL convidou três profissionais com perfis distintos do que é hábito na Noite Europeia dos Investigadores: Andreia Rollot Miguel (artista joalheira), Rudolfo Quintas (artista digital) e Fernando Afonso (Maker).

A artista joalheira Andreia Rollot Miguel irá apresentar «A Dimensão Científica na Joalharia», numa conversa onde se misturam as propriedades físicas e mecânicas dos materiais que usa, as técnicas de fundição, transformação, junção e tratamento de superfícies, as pesquisas de inspiração a partir do mundo biológico, desenhos técnicos, princípios ergonómicos, funcionais e estéticos, a concepção e execução de uma peça de joalharia. Dos vários metais, às pedras, às tintas acrílicas ou às borrachas, o leque de materiais empregue nas suas obras é vasto.

O artista digital e Rudolfo Quintas irá apresentar uma resenha do seu trabalho na conversa «O que é Arte Digital?». Este investigador da Universidade Aberta/Universidade do Algarve apresentará alguns dos seus projetos que envolvem o cruzamento entre arte, design, tecnologia e ciência, entre os quais a sua mais recente colaboração criativa que foi co-produzida pela Universidade de Harvard.

Fernando Afonso, programador informático, vem falar o que é «Ser Um Maker…?», e desvendar o perfil do «engenhocas» dos tempos modernos e outras das suas aventuras e experiências. Da impressão 3D até à construção sem ferramentas de verdadeiras máquinas, Fernando Afonso vai detalhar o que é ser um maker que envolve da matemática à eletrónica, da programação ao simples equilíbrio de peças mas sempre imbuído num espírito criativo e analítico.

A entrada é livre. Mais informações pelos contactos 282 770 000 | 965 149 748.

Categorias
Ciência


Relacionado com:

  • A Raça Bovina Algarvia: mito ou realidade?

    Quem no Algarve viveu da agricultura antes dos anos 1970, lembra-se certamente de bovinos característicos da região, utilizados para trabalho e carne, e até leite para populações locais. Poderá...
  • Cinefilia

    Não haverá, porventura, ninguém que num dado momento da sua vida não tenha sonhado com o mundo do cinema, fazer parte do mesmo! No que, pessoalmente, me toca, a...
  • Joaquim

    Hoje, o céu está maior. Mais uma estrela brilha por lá. Partiu sereno, tranquilo e com a dignidade com que sempre viveu. Desde muito novo, imaginou e criou. Viu...
  • Turismo: um modelo à procura da centralização?

    A pergunta é legítima e tem plena razão de ser. Nos últimos anos, Lisboa procurou encontrar no turismo uma espécie de galinha dos ovos d’ouro, algo que, com muito...