Fundação Belmiro de Azevedo abre candidaturas para projetos de investigação

O EDULOG, Think Tank da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, lançou dois concursos, um para o Observatório da Educação e outro para o estudo «O Impacto do Professor na aprendizagem do Aluno». O objetivo é estabelecer parcerias com equipas de investigação que assumirão a gestão e execução de todo o trabalho de pesquisa.

Poderão concorrer Instituições de Ensino Superior, Institutos e Centros de Investigação & Desenvolvimento, consultoras e outras instituições que entendam participar.

O concurso para formação de parcerias para a constituição do Observatório da Educação tem em vista a coligação do Think Tank com um ou mais parceiros para a definição e sistematização de indicadores sobre o sistema educativo, identificação de tendências de evolução e dinâmicas estruturais do sistema de ensino e para definição de temas fulcrais a analisar no futuro.

Pretende-se criar um instrumento que permita oferecer, a toda a população, acesso fácil a um banco de dados sobre o sistema de ensino português.

Uma das principais atividades do EDULOG é o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre temas específicos da Educação. O primeiro projeto de investigação a realizar neste âmbito será sobre o «Impacto do Professor na Aprendizagem do Aluno» e, para tal, o Think Tank abriu as candidaturas para a formação de parcerias de investigação nesta área.

As candidaturas podem ser submetidas de 17 de maio até 4 de julho, através do preenchimento do formulário disponível para o efeito em www.edulog.pt/observatorio/candidaturas. As candidaturas selecionadas serão conhecidas no dia 18 de julho.

Sobre o EDULOG

A Fundação Belmiro de Azevedo esteve, desde sempre, vocacionada para o apoio à Educação e é reconhecida a valorização que o Eng.º Belmiro de Azevedo sempre atribuiu à Educação, tanto ao nível pessoal, como empresarial, enquanto motor fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e justa.

O EDULOG, Think Tank da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, tem como objetivo criar pontes entre os mundos da educação, da política e toda a sociedade, para adequar o que se ensina ao que o país precisa, de forma rigorosa e duradoura fomentando a desenvolvimento social, económico e cultural. Pensar, atuar e renovar é a forma como o EDULOG propõe contribuir para o planeamento estratégico da Educação em Portugal, apontando caminhos para que a Educação seja um motor de Excelência e de desenvolvimento de Talento.

Para a orientação e definição de prioridades, o Think Tank tem o apoio do Conselho Consultivo, o qual é presidido por Belmiro de Azevedo e composto por António Barreto, professor da Universidade Católica e da Universidade de Lisboa, Isabel Alçada, membro do Conselho de Administração da European Cultural Foundation e ex-ministra da Educação, Isabel Leite, professora da Universidade de Évora e ex-Secretária de Estado da Educação e Ciência, Alberto Amaral, presidente da Agência Nacional de Avaliação, membro do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior e ex-reitor da Universidade do Porto, José Novais Barbosa, membro do Conselho de Administração da Fundação Ciência e Desenvolvimento e presidente do UPTEC, ex-reitor da Universidade do Porto, João Filipe Queiró, professor da Universidade de Coimbra e ex-Secretário de Estado do Ensino Superior, David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação, assessor para os Assuntos Sociais da Presidência e ex-ministro da Educação e, ainda, Luís Reis, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Porto Business School, professor da Universidade do Porto e CEO da Sonae Financial Services.

É possível encontrar mais informações em www.edulog.pt/

Categorias
Ciência
Últimas


Relacionado com: