«Operação Montanha Verde» bateu recordes

Num único dia foram plantados 10600 sobreiros, ciprestes, pinheiros mansos, medronheiros e piricantas por mais de 300 voluntários nos concelhos de Loulé e Silves, no âmbito da «Operação Montanha Verde», iniciativa do Zoomarine.

«Obrigado por nos ajudarem a mudar a paisagem! Plantámos mais do dobro das árvores da primeira edição desta iniciativa», que teve a sua génese em Silves após os terríveis incêndios de Monchique em 2016, referiu Élio Vicente, diretor de relações externas do Zoomarine, na quinta-feira, 9 de novembro.

Depois da vaga de fogos que devastaram o norte e o centro de Portugal, «não podíamos ficar indiferentes. Por isso, no âmbito da nossa responsabilidade social e do nosso projeto Together We Protect, decidimos voltar a organizar esta operação, que se revelou um sucesso absoluto. Estamos motivados e queremos sem dúvida avançar com uma terceira edição da iniciativa em 2018, solidificando assim o projeto, e se possível, envolvendo de uma forma sustentável outros municípios algarvios que se mostrem disponíveis e interessados em participar», explicou Élio Vicente em declarações ao «barlavento».

A ideia consiste em «concertar esforços do ponto de vista estratégico e ambiental. Não é apenas plantar por plantar. Há que investir em espécies adequadas aos terrenos e aos microclimas. E pensar nas condições de sobrevivência da plantação para que no futuro traga mais-valias à região», explicou.

Em Loulé, foram apenas necessárias duas horas para os cerca de 250 voluntários plantarem mais de 5 mil árvores. «Começamos pelas 10 horas da manhã e ao meio-dia já estavam todas plantadas». Em Silves, com um terreno «mais difícil e cerca de 70 voluntários» as operações de plantação terminaram pelas 16 horas. O Zoomarine forneceu todas as árvores, alimentação, ferramentas, transportes para os participantes, promoveu e coordenou todo o evento. «Senti a alegria das crianças. Muitas entenderam pela primeira vez o que é trabalho de equipa e tiveram a oportunidade de plantar uma árvore. É muito gratificante saber que tivemos voluntários vindos da Bélgica, apenas para participar nesta ação», disse.

A iniciativa envolveu diversas entidades e a participação dos atores portugueses Bárbara Norton de Matos e António Pedro Cerdeira que aproveitaram o evento para filmar a cena de uma novela, em Loulé.

Na ocasião, o Zoomarine lançou o repto para a próxima iniciativa ecológica, a «Operação Praia Limpa», marcada para dia 13 de maio de 2018. O objetivo será desafiar os algarvios a limpar tanto o areal da Praia Grande, entre Albufeira e Armação de Pêra, bem como os fundos marinhos.

Categorias
Ambiente


Relacionado com: