Caloiros de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve limpam a Ria Formosa

Os caloiros de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve passaram a tarde de terça-feira, 16 de setembro, a limpar a Ria Formosa (na zona do Ludo perto da Praia de Faro), atividade inserida na praxe académica.

A acção foi organizada pela Straw Patrol em colaboração com os alunos de 3º ano, responsáveis por acolher os alunos recém-chegados. Durante cerca de uma hora, aproveitando a maré baixa, os cerca de 40 alunos percorreram 350 metros, recolhendo diversos tipos de lixo.

«Muito do lixo recolhido estava associado à atividade piscatória. Nomeadamente foram recolhidas várias cordas e várias embalagens de sal (usadas para apanhar lingueirão). Tendo a limpeza decorrido numa zona escolhida por muitos para correr ou passear, foram recolhidas diversas garrafas de água e tampas. Não faltaram, no entanto, palhinhas, ténis de corrida, muitas beatas de cigarro, madeiras. Feitas as contas, os alunos conseguiram evitar que 114 quilos de lixo entrassem nos oceanos e colocassem em risco a vida de organismos marinhos e a saúde e segurança humanas. No final da limpeza os alunos desfrutaram de um final de tarde a contemplar o pôr-do-sol na Ria mais Formosa do nosso país», informa a Straw Patrol, um movimento que pretende incentivar à redução do uso de palhinhas de plástico, revelar os impactos e sugerir soluções, dinamizado por Carla Lourenço, investigadora do Centro de Ciencias do Mar (CCMAR).

«Setembro é, um pouco por todo o Mundo – e também em Portugal, o mês dedicado às limpezas de praia. Por isso mesmo e para não esquecermos que a 16 de Setembro se comemora o Dia Internacional das Limpezas de Praia. Numa altura em que a praxe académica é amplamente discutida, estes alunos mostraram que é possível aliar a atividade de praxe à proteção dos ecossistemas marinhos. E fizeram toda a diferença!», conclui a nota da Straw Patrol.

Categorias
Ambiente


Relacionado com: