Secundárias de Silves e Loulé abrem novo ano letivo com instalações renovadas

A Parque Escolar concluiu as obras da Escola Secundária de Silves e da Escola Secundária de Loulé, no Algarve, podendo a comunidade escolar utilizar em pleno as instalações requalificadas na abertura do ano letivo.

A Escola Secundária de Silves foi construída inicialmente em 1959, pertence à tipologia MOP, Escola Técnica Industrial e Comercial, e acompanhou a construção de novos estabelecimentos nas capitais de distrito, criando uma rede de edifícios liceais com uma imagem e configuração tipológica facilmente reconhecível no território.

O projeto contemplou um conjunto de quatro novos edifícios justapostos ao existente, assumindo uma nova entrada e respetiva portaria e sala polivalente. Após a requalificação, a capacidade da Escola é de 39 turmas e cerca de 825 alunos.

A Escola Secundária de Loulé foi construída em 1976, corresponde a uma escola pavilhonar, de base técnica. A capacidade prevista foi de 72 turmas e 1.640 alunos.

A intervenção levada a cabo pela Parque Escolar é caracterizada pela remodelação das instalações existentes, beneficiação de revestimentos interiores, remodelação integral de infraestruturas elétricas, de telecomunicações e de águas e esgotos, execução de arranjos exteriores e áreas desportivas. Destaca-se o reforço estrutural das partes existentes e a construção de quatro novos edifícios.

Os espaços foram distribuídos tendo em conta a utilização do mesmo por pessoas externas à Escola. Desta forma, as zonas sociais, de acesso ao público, foram em geral situadas no piso térreo, e as áreas de trabalho foram localizadas no piso superior. Após a intervenção a capacidade prevista da Escola é de 72 turmas e 1.640 alunos.

Além destas duas escolas, a Parque Escolar requalificou, até à data, cinco escolas no distrito de Faro: Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro, Escola Secundária de Júlio Dantas, em Lagos, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão e Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

Até ao final do ano, a Empresa prevê disponibilizar à comunidade escolar a Escola Secundária João de Deus, em Faro.

Ponto de situação do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário:
152 escolas intervencionadas no início do ano letivo 2015-2016
18 escolas em obra
6  escolas que aguardam concursos para adjudicação de obras/ ou estão nessa fase.

Categorias
Educação


Relacionado com:

  • A Raça Bovina Algarvia: mito ou realidade?

    Quem no Algarve viveu da agricultura antes dos anos 1970, lembra-se certamente de bovinos característicos da região, utilizados para trabalho e carne, e até leite para populações locais. Poderá...
  • Cinefilia

    Não haverá, porventura, ninguém que num dado momento da sua vida não tenha sonhado com o mundo do cinema, fazer parte do mesmo! No que, pessoalmente, me toca, a...
  • Joaquim

    Hoje, o céu está maior. Mais uma estrela brilha por lá. Partiu sereno, tranquilo e com a dignidade com que sempre viveu. Desde muito novo, imaginou e criou. Viu...
  • Turismo: um modelo à procura da centralização?

    A pergunta é legítima e tem plena razão de ser. Nos últimos anos, Lisboa procurou encontrar no turismo uma espécie de galinha dos ovos d’ouro, algo que, com muito...