Secundária Teixeira Gomes lança postais no dia do patrono

A comemorar o Dia do Patrono, a Escola Secundária Teixeira Gomes, em Portimão, edita uma nova coleção de postais.

A Biblioteca Escolar edita hoje, 27 de maio, uma nova coleção de postais dedicada a Manuel Teixeira Gomes, desta vez com imagens antigas de cidades onde o ilustre estadista algarvio esteve: Paris, Túnis, Tlemcen (Argélia) e, como não poderia deixar de ser, Portimão.

Os novos quatro postais foram realizados pela turma do 10º C, do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, com as professoras Ludmila Guerreiro e Luisa Vicente.

Durante a manhã, os alunos desta turma foram também carteiros e entregaram os postais a alunos, funcionários, professores e pais deste agrupamento de Portimão.

Os textos são ficionados pela professora Graça Ventura, como tendo sido escritos por amigos de Manuel Teixeira Gomes, recorrendo a excertos da lavra de Columbano Bordalo Pinheiro, Viana de Carvalho, António Patrício e Manuela Teixeira Gomes Callapez, neta de Manuel Teixeira Gomes. Esta iniciativa teve o apoio do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica e Casa Manuel Teixeira Gomes – Câmara Municipal de Portimão.

Ainda durante o dia de hoje, 156 anos depois do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, a sua neta, Manuela Teixeira Gomes Callapez, esteve presente na Escola EB1 Major David Neto, onde entregou uma carta, especialmente dirigida aos alunos, escrita pelo seu avô.

«O meu paraíso era em casa da minha avó» foi o mote para estas sessões, onde a professora Graça Ventura nos revelou aspetos interessantíssimos da vida e da obra de Manuel Teixeira Gomes. Agora, os alunos das professoras Olívia Pereira, Manuela Seixas e Vítor Matias terão a missão de responder à missiva.

Categorias
Educação


Relacionado com: