Luís Monteiro na Universidade do Algarve em busca de melhores condições para os estudantes

O deputado do Bloco de Esquerda irá almoçar junto dos estudantes para perceber as suas reivindicações.

A campanha que traz ao Algarve na segunda-feira, dia 19 de novembro, o deputado Luís Monteiro, responsável no seio do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda pela área do Ensino Superior, contará também com a participação do deputado algarvio João Vasconcelos e de responsáveis das estruturas políticas do partido na região.

A iniciativa, que já foi foi realizada em Lisboa, no Porto e em Évora, terá início às 12h00 com a distribuição de panfletos no Campus da Penha da Universidade do Algarve. Seguir-se-à um almoço na cantina com estudantes e, às 15h00, uma conferência de imprensa sobre as medidas do Bloco neste Orçamento de Estado (OE) para a área do Ensino Superior.

No próximo OE, o Bloco conseguiu reduzir o valor da propina máxima em mais de 200 euros, «passo histórico tendo em conta que há mais de 20 anos que era impossível tocar nas propinas, o principal obstáculo ao direito à educação». Outro problema grave na agenda do partido é «a falta de alojamento para estudantes» que «se tem agravado nos últimos anos, com a crise da habitação».

O Bloco considera ainda que «o estado se desresponsabiliza do financiamento do Ensino Superior, enquanto os estudantes são empurrados para o trabalho precário e as suas famílias sobrecarregadas financeiramente». O objetivo do partido e do deputado Luís Monteiro é evitar a total elitização do ensino universitário, cada vez menos acessível às famílias mais carenciadas, reivindicando mais apoio do estado ao ensino superior.

Categorias
Educação


Relacionado com: