«Wine Emotions» faz prova de vinhos e feira de Natal em Lagoa

A oitava edição do evento anual «Wine Emotions – Wine, Food & Art Market» realiza-se no sábado, dia 10 de dezembro, entre as 14 e as 19 horas, na Mexilhoeira da Carregação, concelho de Lagoa.

A iniciativa conta com mais de 30 parceiros, entre marcas de vinho nacionais e internacionais disponíveis para prova, vários stands de gastronomia, e ainda uma exposição de arte dedicada ao vinho pelos artistas Virgílio Raposo e Luísa Aleixo.

João Marques, 34 anos, e Rafael Cavaco, 43 anos, são os sócios-gerentes na frente deste projeto que soma oito anos. Marques explica que a ideia do evento é «convidar os produtores que representamos a estarem presentes», num convívio informal com o público. «À entrada, os visitantes recebem um copo que poderão depois usar para a prova de vinhos com a presença e explicação dos próprios produtores».

wineemotions12dez15_lowres-3149

O empresário adianta ainda que as marcas que representam «não são fáceis de encontrar», já que se tratam de «sobretudo de produtores muito pequenos de vinhos mais artesanais» ao invés da oferta industrializada de rótulos que inunda as prateleiras da grande e média distribuição.

Esta iniciativa pretende ser uma alternativa para os apreciadores e amantes de vinho, do mais exigente ao principiante, fazerem as suas compras para a quadra festiva que se avizinha. «Podem provar antes de comprar e perceber exatamente o que vão oferecer», explica.

João Marques possui ampla formação e experiência profissional no ramo dos vinhos. Trabalhou no famoso Gordon Ramsay at Claridge’s e foi juiz em várias provas internacionais. Ao «barlavento» revelou que uma das grandes novidades deste ano é a criação de uma cozinha patrocinada pela repairland – equipamentos para hotelaria – concebida para a organização de show cookings. «A nossa intenção é realizar eventos exclusivos com experiências gastronómicas».

wineemotions12dez15_lowres-2642

A «Wine Emotions» funciona a partir de uma antiga pedreira, que totalmente remodelada, e além de um amplo armazém dispõe ainda de um hall, showroom, escritórios, sala de provas e de formação, e agora uma nova cozinha que promete casar na perfeição a gastronomia com o pairing ideal.

Outra das novidades para esta edição é a tenda montada no exterior que vem a aumentar o espaço útil para a receção dos convidados, a disponibilização de uma área com insufláveis a pensar nos mais pequenos e uma maior oferta gastronómica para acompanhar a prova de vinhos. A música ambiente e animação estará a cargo do saxofonista Martin the Flying Dutchman e do DJ Vasco Dantas.

O evento tem ainda uma vertente solidária a favor dos «Amigos do Canil de Portimão». Na edição anterior foram angariados 600 euros, valor que gostariam de ver crescer este ano. Cada um dos produtores de vinho presentes disponibilizará uma garrafa especial que irá a leilão. «O valor resultante irá reverter a favor da instituição», explica Marques.

A entrada tem um custo de dez euros, que poderão ser descontados na compra de vinho. O evento decorrerá na urbanização de São Pedro, rua Poeta António Aleixo, Lote H, na Mexilhoeira da Carregação, concelho de Lagoa.

Categorias
Economia


Relacionado com: