Universidade do Algarve desafia a região a empreender e inovar

Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) inicia esta sexta-feira, 3 de março, o roadshow «Autarquia INOVA» no Convento de Espírito Santo, em Loulé.

O roadshow «Autarquia INOVA» consiste num conjunto de 16 sessões, uma em cada município do Algarve, com o objetivo de estimular iniciativas empreendedoras que resultem na criação de novas empresas. Além disso, vai promover a incorporação de inovação no tecido empresarial da região, através da disseminação de boas práticas e a apresentação de testemunhos de empresas algarvias que desenvolvem projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico inovador.

Segundo Hugo Barros, coordenador do CRIA, «este roadshow pelos 16 concelhos algarvios procura estimular ideias e projetos, apoiando e direcionando potenciais empreendedores para a concretização dos seus projetos empresariais». Também se procurará «identificar e apoiar empresas já constituídas que tenham ou procurem desenvolver uma componente inovadora na oferta dos seus produtos ou serviços, eventualmente em colaboração com a Universidade». O programa das sessões divide-se em duas partes, a primeira (durante a manhã), é orientada para potenciais empreendedores, e a segunda (durante a tarde) é pensada para empresários já estabelecidos no mercado.

Depois de Loulé, o roadshow «Autarquia INOVA» vai passar pelo Portimão Arena (dia 10); Monchique (dia 14, em local a definir); Albufeira (dia 20, na Biblioteca Municipal); Olhão (dia 21 na Biblioteca Municipal); Faro (dia 22 na Biblioteca Municipal); Vila do Bispo (dia 28 no Auditório do Centro Cultural); Vila Real de Santo António (dia 29 na Biblioteca Municipal); Tavira (dia 30 na Biblioteca Municipal); São Brás Alportel (dia 3 de abril no Salão Nobre dos Passos do Concelho); Lagos (dia 4 de abril no Centro Cultural); Castro Marim (dia 6 de abril na Biblioteca Municipal); Aljezur (dia 7 de abril no Espaço +); Lagoa (dia 10 de abril na Biblioteca Municipal); Alcoutim (dia 11 de abril no Salão Nobre dos Passos do Concelho) e Silves (dia 12 de abril na Biblioteca Municipal).

Esta iniciativa é organizada pela UAlg, em colaboração com o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e é cofinanciada pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, através dos projetos CRIA START + Projeto de Fomento e Apoio ao Empreendedorismo e à Criação de Novas Empresas Inovadoras e TT 2.0. – Projeto de Aceleração dos Processos de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para o Mercado.

Categorias
Economia


Relacionado com: