IEFP/Algarve inicia novos cursos em setembro e outubro

Os Serviços de Formação Profissional do IEFP- Algarve vão iniciar 13 novos cursos de Aprendizagem, nos meses de setembro e outubro do presente ano.

Os cursos de aprendizagem, que funcionam num sistema dual, destinam-se a jovens com idade inferior a 25 anos, atribuindo uma dupla certificação – qualificação profissional de nível 4 e certificação escolar de 12º ano.

O sistema dual conjuga conhecimentos teóricos com competências adquiridas no posto de trabalho (learning by doing).

Os conhecimentos adquiridos em sala de aula são consolidados e aplicados na prática permanentemente ao longo da qualificação.

Um percurso de Aprendizagem dura aproximadamente 3.200 horas (cerca de 2 anos e meio), das quais 1.500 horas são realizadas em empresas (Formação Prática em Contexto de Trabalho- FPCT).
A alternância entre o Centro de Formação e a empresa favorece a inserção dos jovens no mercado de trabalho e, em simultâneo, permite-lhes o prosseguimento de estudos.

Soraia Sofia Silvestre Almeida ingressou na ação de Esteticista/Cosmetologista do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, em Portimão, com 23 anos de idade. Fez a FPCT em duas empresas.

No gabinete de estética «Mauderno», em Ferragudo (Lagoa), realizou 850 horas de formação. No Spa do Hotel Alvor Baía (Alvor) realizou 650 horas. Terminou com sucesso a referida ação de formação no dia 12 de agosto de 2015.

No dia 1 de setembro do presente ano irá iniciar atividade profissional em regime de prestação de serviços como Esteticista/Cosmetologista, na empresa de área de cuidados de beleza “Moments per due”, em Ferragudo, criada em 2010 por uma ex-formanda da ação de Manicura/Pedicura (Curso de Educação e Formação de Adultos) promovida pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento.

Soraia reside em Ferragudo (Lagoa), vive em união de facto há 10 anos e tem uma filha de 4 anos. Foi a delegada de turma durante os 3 períodos de formação. O curso modificou a sua vida, o conhecimento e a aprendizagem proporcionaram o seu crescimento, pessoal e profissional. Afirma que a sua turma acabou por se tornar uma segunda família e que acredita que no futuro virão a ser grandes profissionais.

A oferta formativa disponibilizada pela Delegação Regional do Algarve do IEFP é diversificada, está disponível em toda a região, e procura responder às necessidades de trabalhadores qualificados, manifestadas pelas empresas.

Nos meses de setembro e outubro está previsto o início dos seguintes cursos:

• Esteticista – Cosmetologista, em Faro;
• Técnico/a de Soldadura, em Faro;
• Técnico/a De Restaurante/Bar, em Faro e em Tavira;
• Rececionista de Hotel, em Loulé, em Vila Real de Santo António, em Silves e em Portimão;
• Técnico/a de Multimédia, em Faro, Técnico/a de Apoio à Gestão, em Olhão, Técnico/a Comercial em Lagos;
• Técnico/a de Cozinha/Pastelaria em Portimão.

A inscrição para estes novos cursos pode ser feita nos Serviços de Emprego do IEFP IP.
Mais informações disponíveis em http://www.iefp.pt

Categorias
Economia


Relacionado com: