Caixa Geral de Depósitos debate «emprego, turismo, saúde e segurança do Algarve» em Faro

A Administração da Caixa Geral de Depósitos irá estar presente em Faro na terça-feira, dia 26 de setembro, a partir das 16h30, no Teatro das Figuras, no âmbito VII Encontro Fora da Caixa com reputados especialistas nacionais que irão abordar os quatro eixos principais com maior impacto na vida da economia algarvia: o emprego, o turismo, a saúde e a segurança. Estarão presentes mais de 500 convidados entre clientes e representantes da região.

O orador principal desta conferência será o Professor da Universidade Católica, Miguel Gouveia que irá falar sobre o Turismo e a Saúde e de como as duas realidades estão relacionadas na construção de uma zona turística de excelência. A sua apresentação será focada no funcionamento do sistema de saúde nacional e do Algarve e nos contributos potenciais do sistema de saúde para o turismo e para a economia algarvia. Miguel Gouveia estudou Economia, tendo completado os seus estudos na Universidade de Rochester de Nova Iorque. É um dos maiores especialistas portugueses em Economia da Saúde. Atualmente é também Professor de Economia da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A apresentação relativa ao mercado de emprego, será feita pelo professor José Félix Ribeiro, licenciado em Economia pelo ISCEF – Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (e Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Fará uma apresentação sobre o impacto da globalização no Algarve, uma Região que tem novos habitantes e tem de saber aproveitar e reter este novo talento, através de políticas inovadoras de criação de emprego ou de novas empresas.

Sobre a importância da segurança para a reputação de uma região turística, o antigo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, irá participar num debate sobre a Condição de Sustentabilidade do atual boom do Turismo. Este debate conta igualmente com a presença do economista Cristóvão Lopes, Diretor Executivo do Falésia Hotel e vice-Presidente da Agência de Promoção de Albufeira, que irá dar a perspetiva dos agentes de turismo, bem como de Nuno Ramos, Diretor-Geral do Hospital de Loulé, que vai partilhar as consequências da sazonalidade no esforço de uma unidade hospitalar.

Durante o Encontro será gravado o programa da Rádio Renascença, Conselho de Diretores, que conta com a presença dos jornalistas Graça Franco, Henrique Monteiro e de Pedro Santos Guerreiro. Este programa é moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.

No final, o presidente da Comissão Executiva da Caixa, Paulo Moita de Macedo, fará uma análise sobre as potencialidades económicas do Algarve no contexto atual.

Este encontro visa discutir os eixos fundamentais de uma região turística de excelência que tem de apresentar serviços de qualidade durante todo o ano. Serve também para que os membros da Comissão Executiva da Caixa visitem as agências da região, conhecendo melhor as realidades dos seus clientes e colaboradores. O VII Encontro Fora da Caixa pode ser acompanhado em tempo real e na íntegra através do site da Caixa Geral de Depósitos. Os Encontros Fora da Caixa têm sido realizados desde março em Braga, Porto, Santarém, Leiria e por duas vezes em Lisboa.

Programa

16h30 – Abertura: Emílio Rui Vilar | Presidente do Conselho de Administração da CGD

16h45 – Conselho de Diretores | Rádio Renascença. Moderador: José Pedro Frazão, da Rádio Renascença, Graça Franco, da Rádio Renascença, Henrique Monteiro, do Expresso, Pedro Santos Guerreiro, do Expresso.

17h30 – Palestra «Algarve: saúde e turismo». Miguel Gouveia, Keynote Speaker

18h00 – Debate «Condição de sustentabilidade do atual boom de turismo» Moderador: Graça Franco, da Rádio Renascença. Com Cristovão Lopes, Falésia Hotel; Nuno Ramos, Hospital de Loulé e Rui Pereira, professor universitário.

18h45 – «Algarve: Visitantes, Novos Residentes, Talentos – uma Região Turística aproveitando a Globalização» por José Manuel Félix Ribeiro – Economista

19h15 – Encerramento por Paulo Moita de Macedo, presidente da Comissão Executiva da CGD.

Categorias
Economia


Relacionado com: