Maior Cataplana do mundo já está a ser fabricada

A maior cataplana do mundo já está em construção para ser uma das atrações do Classic Weekend, novo evento-âncora trienal juntará iates, carros e motos vintage na Marina de Albufeira, e que terá estreia entre 14 e 16 de setembro.

Segundo avança ao «barlavento» o coordenador José Garrido, «estamos a falar de uma cataplana com um diâmetro superior a três metros, 1,6 metros de altura, 0,8 em cada metade e mais de 500 quilos de cobre, martelado incansavelmente até atingir a forma desejada. Nesta dimensão não há formas, nem há moldes. Está tudo a ser moldado à força de bíceps. A matéria-prima são chapas de cobre de diferentes espessuras consoante a zona de futura cataplana que vão constituir. Os trabalhos começaram há cerca de um mês e a cataplana deverá chegar a Albufeira muito em breve».

Encomendar a maior cataplana do mundo, não foi, contudo, uma tarefa fácil. «Primeiro descobri que não só já não se trabalha em cobre no Algarve a esta escala, como porventura sempre foi assim, uma vez que encontrei fornecedores históricos de igualmente históricas caldeirarias algarvias no norte do país», refere José Garrido.

«Depois de muito pesquisar encontrei fornecedores principalmente no distrito de Aveiro e até Braga. E poucos se abalançaram a dar orçamento para uma peça deste tamanho», assegura. No entanto, dois fabricantes aceitaram o desafio e «adjudicámos à proposta mais confiável».

Agora que a cataplana já está assegurada, José Garrido está focado «na temática da logística e organização do cozinhado em si», cuja receita de venda, durante o evento, terá como destino os Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Categorias
Destaque


Relacionado com: