Vila Real de Santo António ganha equipa de ciclismo de estrada

Com novo clube liderado pelo atleta Amaro Antunes.

Vila Real de Santo António já tem um novo clube de ciclismo de estrada. O projeto é liderado pelo atleta Amaro Antunes, natural do município, e surge com o objetivo de apostar na formação das camadas jovens, sendo prioridade a constituição de uma escola.

Para já, a equipa arranca com o plantel sénior – na vertente de ciclismo de competição amador -, que terá, nesta fase inicial, cerca de uma dezena de corredores, estando já agendada a sua participação em diversas provas.

O município de Vila Real de Santo António será um dos patrocinadores e impulsionadores do Clube de Ciclismo Amaro Antunes, que pretende reativar a modalidade no concelho e dar resposta ao elevado número de praticantes.

Nesta época, o plantel sénior participará em diversas competições, entre granfondos e contrarrelógios por equipas, estando o foco principal na Taça do Algarve de Ciclismo, que integra cinco provas, pontuáveis para a classificação geral deste troféu.

Para Amaro Antunes, presidente do clube, «a constituição deste projeto é o resultado de um sonho antigo que, graças à colaboração e ao emprenho de vários amigos e patrocinadores, se tornou possível».

Também presente na sessão de apresentação, efetuada na passada sexta-feira, Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, afirmou que «a criação deste novo clube devolve o ciclismo de estrada ao concelho, enquanto a escola de formação semeará os frutos para desenvolver a modalidade e mostrar que o desporto está bem vivo em VRSA».

Amaro Antunes é um ciclista português, de 26 anos, nascido a 27 de novembro de 1990, natural do concelho de Vila Real de Santo António.

Enquanto corredor, é conhecido por ser um excelente trepador e mesmo um bom finalizador. No contrarrelógio, tem vindo a dar sinais de que pode ser um ciclista cada vez mais consistente.

Amaro Antunes começou a sua carreira desportiva a nível profissional, em 2011, na equipa LA Antarte Rota dos Móveis. Em 2012 esteve na equipa CARMIM /Prio, em 2013 ingressou no projeto internacional Flaminia Fondriest e, em 2014, devido ao término da equipa italiana, regressou a Portugal para o Banco Bic Carmim Tavira.

Em 2015, retornou à equipa onde havia começado a sua carreira profissional, a LA Alumínios Antarte, onde permanece.

Apesar da jovem idade, o seu currículo está recheado de participações em inúmeras provas nacionais e internacionais, onde conquistou diversas vitórias.

Categorias
Desporto


Relacionado com: