Tavira é capital algarvia do BTT no fim de semana

A organização do Algarve Bike Challenge conta com mais de 820 atletas inscritos, oriundos de 18 países.

Depois de ser palco de uma das mais vibrantes chegadas da Volta ao Algarve 2017, a cidade e o concelho de Tavira vão ser palco da 5ª edição do Algarve Bike Challenge (ABC), no próximo fim-de-semana. Uma prova em três etapas de BTT que integra o calendário internacional da UCI e que terá duas vertentes distintas: a Open Race e a UCI Race.

Ao anoitecer de sexta-feira, 3 de março, disputa-se um prólogo que vai percorrer o centro histórico de Tavira. Será o momento em que o evento estará mais próximo das pessoas e a organização espera que as ruas se voltem a encher de público, tal como tem acontecido em edições anteriores. A partida e a chegada ocorrerão na Praça da República, em frente à Câmara Municipal.

A poucas centenas de metros será possível encontrar diversos pontos com vistas espetaculares para a prestação dos ciclistas inscritos. No sábado, o ABC partirá do centro da cidade para a serra algarvia, rumo a Umbrias de Camacho, Monte da Ribeira, Alcaria do Cume e Picota. Serão 84 quilómetros de distância a percorrer, com um total de 2700 metros de desnível positivo a superar, numa etapa que já deverá contribuir decisivamente para estabelecer a tabela classificativa final.

As contas, contudo, serão feitas a meio da tarde, uma vez mais à frente do edifício da autarquia tavirense. No domingo, 5 de março, as distâncias e subidas acumuladas serão mais curtas, ficando-se pelos 73 quilómetros e pelos 2000 metros. Não serão, no entanto, menos exigentes e desgastantes. Partida e a chegada acontecerão também no centro de Tavira.

A organização, liderada por Marco Fernandes, conta com mais de 820 atletas inscritos, oriundos de 18 países. Entre eles estão muitos nomes que contribuem para evidenciar o prestígio internacional do Algarve Bike Challenge. Por exemplo, Mariusz Michałek e Wojciech Halejak, da polaca JBG-2 Professional MTB Team e que venceram a edição de 2016, o austríaco Daniel Federspiel, Campeão do Mundo de MTB XCE, e Philipp Wetzelberger (atleta da Seleção Nacional Austríaca), o alemão Markus Kaufmann, os noruegueses Greg Saw e Lars Granberg, o belga Frans Claes, o britânico Ben Thomas e até Marc de Maar, ex-ciclista profissional da equipa Rabbobank.

Entre os portugueses a atenção deverá recair em Mário Luís Costa e José Dias, que se juntam para fazer a Primaflor-Mondraker / Roriz-Seissa-KTM-BikeSeven, e também em Andrew Henriques e Hernani Silva, ambos a defender as cores do BTT Terra de Loulé/ BPI/ Elevis. Entre as femininas, destaca-se a dupla holandesa da equipa Merida-Wallonie-Swooth, constituída por Alice Pirard e Kristien Achten, irá medir forças com a dupla lusa Joana Monteiro e Ana Tomás, que defendem as camisolas Primaflor-Mondraker e BTT Seia.

Marco Fernandes, em declarações exclusivas ao «barlavento», afirma que «é grande a expectativa para esta 5ª edição do ABC. Duplicou o número de participantes para a UCI Race, cresceu o número de inscritos no Open Race e aumentou também o número de nacionalidades representadas. Somos cada vez mais internacionais».

Por outro lado, «encurtámos as distâncias das etapas para aumentar a competitividade na vertente UCI e para tornar a prova mais inclusiva na vertente Open Race. Queremos, cada vez mais, que o Algarve Bike Challenge cumpra duas funções distintas: atribuir pontos UCI aos ‘prós’ e afirmar a região como excelente destino turístico ativo, de bicicleta todo-o-terreno».

O diretor do ABC, que dirige um diversificado staff de mais de uma centena de pessoas, destaca ainda que para uma adequada divulgação estarão representadas revistas da modalidades de quase toda a Europa. A organização conta com os serviços de uma produtora, a qual distribuirá depois imagens para cerca de 70 países. «Só nos faltam mais alguns apoios, a somar ao forte empenho da Câmara Municipal de Tavira, para que o ABC continue a crescer de ano para ano», sublinhou Marco Fernandes, já a pensar na edição de 2018.

Categorias
Desporto


Relacionado com: