G40 e Minas Brasília sagraram-se campeões da Copa AFIA Portugal

Rogério Donato, presidente da AFIA, recebeu ainda o Prémio Mérito RTA

Os G40 e Minas Brasília sagraram-se campeões nas respetivas categorias da Copa AFIA Portugal 2017, cuja final decorreu no Estádio do Algarve, a 4 de maio.

Após as edições de 2013 e 2014, realizou-se a terceira edição da Copa AFIA Portugal que reuniu 18 equipas de futebol master, competindo em duas categorias. Os atletas nascidos até 1967 fizeram parte da categoria Gold, formada por 12 equipas; as restantes 6 equipas pertenciam à categoria Diamond, para atletas nascidos até 1957. A cerimónia de abertura realizou-se no Estádio Municipal Bela Vista, em Lagoa, no domingo, dia 30 de abril. As eliminatórias foram disputadas no mesmo estádio.

Os jogadores da Copa AFIA Portugal são, na grande maioria do Brasil e deslocaram-se até Portugal para disputar esta competição. A AFIA conta com vários craques e personalidades que participam com regularidade e colaboram nas Copas, como é exemplo nesta competição, o pai de Diego, antigo jogador do FC Porto e atual numero 10 do Flamengo. Foram também convidados alguns nomes do futebol algarvio, como Miguel Serôdio, Portela, Pitico, Nunes, Bruno Xavier, Barriga e Ademilson, referiu a AFIA em nota de imprensa.

Minas Brasília, equipa campeã na categoria Gold, estreou-se na Copa vencendo o Lagoa por 3- 0, seguido da vitória por 4-0 frente ao MTC. Na semifinal goleou o Bagaço por 6 bolas a zero. Na final frente ao BH, o Minas Brasília já vencia ao intervalo por 2-0. A equipa termina a Copa sem nenhum golo sofrido e 17 golos marcados.

Na categoria Gold, o G40 venceu todas as suas partidas pela margem mínima e sem sofrer qualquer golo; na primeira fase venceu o Banespa e o Amigos do Cooper/Bagaço. João Carlos foi o marcador dos três golos do G40 na competição.

O Hotel Be Live, em Porches, foi o espaço escolhido para a gala de encerramento da Copa AFIA, onde foram atribuídos os prémios individuais e coletivos. Marquinhos (MBTC) na categoria Gold e João Carlos (G40) na categoria Diamond foram eleitos os melhores jogadores nas respetivas categorias.

A Câmara Municipal de Lagoa fez-se representar através do vereador Luís Encarnação que presenteou a AFIA com uma placa de agradecimento e reconhecimento do valor da competição no concelho. Também atribuiu o título de campeão ao G40 no encerramento da gala.

O árbitro da competição, Luciano Almeida (ex-árbitro CBF e FIFA) foi também muito aplaudido pelo reconhecimento da sua carreira e pelo grande contributo que deu à Copa AFIA Portugal.

«O sucesso da Copa espelha-se também nas transmissões em direto nos canais online. Após as finais de hoje foram contabilizadas mais de 600 mil visualizações apenas no Facebook oficial», refere a mesma fonte.

«A Copa tecnicamente foi muita boa, tivemos grandes jogos, boas equipas. As equipas portuguesas melhoraram muito e valorizaram a competição. Satisfeitos também por termos tido fora da esfera desportiva, o record de passeios comprados e de aluguer de carros, o que é muito importante para a região do Algarve», afirmou ainda o presidente da AFIA Rogério Donato.

A organização justificou ainda o porquê de ter escolhido o Algarve para esta competição pela terceira vez. «O Algarve é maravilhoso, é uma região que recebe os brasileiros de braços abertos, tem muitas opções tanto culturais como históricas, praia, vinho, gastronomia, é um lugar muito abrangente e os brasileiros gostam muito, estão cada vez mais descobrindo o Algarve», explicou ainda.

«A próxima Copa vai ser na Riviera Maya em novembro. No ano que vem, em abril, vamos estar em Palma de Maiorca e em agosto voltamos a Portugal, desta vez ao Porto onde temos praticamente tudo acertado, faltando apenas alguns detalhes. Em novembro vamos estar na Bahia, onde vamos fazer a Copa AFIA Brasil», adiantou ainda.

Rogério Donato foi ainda agraciado com o Prémio de Mérito da Região de Turismo do Algarve. «Receber o prémio foi maravilhoso, o reconhecimento é sempre muito bom. Sentimo-nos lisonjeados por ter trazido o maior grupo da história de brasileiros para cá, na verdade foram os três maiores, mais de 3100 pessoas, para mim é muito bom e dedico esse prémio a toda a equipa AFIA».

Rogério Donato, presidente da AFIA, foi agraciado com o prémio de mérito pelo reconhecimento do desenvolvimento do futebol e responsável pela vinda à região algarvia, através da Copa AFIA, dos três maiores grupos brasileiros na história do turismo do Algarve. O prémio foi entregue no auditório pelas mãos do vice-presidente da RTA João Fernandes.

Nesta edição do evento viajaram do Brasil 800 pessoas, sendo 450 participantes do torneio. No balanço geral, nas três edições realizadas em Portugal, foi alcançado um numero total de 3100 pessoas, sendo que 1750 são jogadores.

Categorias
Desporto


Relacionado com: