Elite mundial da ginástica rítmica estará no Portimão Arena

Torneio Internacional antecedeu a prova que reúne as melhores do mundo, na qual foram conquistadas 11 medalhas para Portugal.

A Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão – Jogos Santa Casa, prova rainha da modalidade e uma presença assídua em Portimão, decorrerá este fim de semana, entre 11 e 13 de maio.

No total, participam duas centenas de pessoas em representação de 22 países, estando em competição 37 atletas a nível individual e 10 conjuntos, num total de cerca de 100 ginastas.

Para a organização, a cargo da Federação de Ginástica de Portugal, da Câmara Municipal de Portimão e da Associação Turismo de Portimão, estes números representam um forte crescimento em relação a 2017.

Na edição do ano passado, «a prova contou com a participação de 42 ginastas em representação de 12 países», naquele que foi o regresso desta etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica a Portimão, depois de um interregno de vários anos.

«Aquela que já foi apelidada da melhor Taça do Mundo do circuito, pela excelente organização, logística e infraestruturas, volta, assim, a lutar pela conquista do antigo estatuto, num ano que será marcado por uma forte participação e pela presença da elite mundial da disciplina», sublinha a Federação Portuguesa de Ginástica.

No rol de delegações destacam-se a Bielorrússia e o Azerbaijão. Portugal terá duas ginastas entre a elite mundial da disciplina, com Laura Sales e Margarida Ferreira Correia, ambas do Ginásio Clube Português, a representar as cores da bandeira nacional.

Na vertente individual, evidenciam-se duas ginastas olímpicas Natalia Gaudio e Kaho Minigawa, ambas participantes nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

A prova tem entrada livre e decorre a partir de sexta-feira, 11 de maio, às 16h45, com as individuais (grupo A) de Arco e as individuais de Bola, seguindo-se, às 18h30 as mesmas provas individuais mas do grupo B.

A cerimónia de abertura da Taça do Mundo está marcada para as 21h30, seguindo-se, às 22h00, a prova de conjuntos em Arco.

No sábado, 12 de maio, estão previstas as provas individuais em Maças e Fita, entre as 15h30 e as 18h45, a que se seguem as cerimónias protocolares das provas individuais.

Já às 19h00 estão previstas a provas em conjuntos com duas cordas e três bolas, às quais se seguem também as cerimónias protocolares.

No domingo, às 15h00 iniciam-se as finais em conjuntos com cinco arcos, seguindo-se as individuais com Arco e com Bola, as finais em conjuntos com duas cordas e três bolas, bem como as finais individuais em Maças e em Fitas. As cerimónias protocolares decorrem às 18h25.

11 medalhas no Torneio Internacional

A 27ª edição do Torneio Internacional de Portimão deu oito medalhas a Portugal, entre 4 e 6 de maio, no Portimão Arena. No escalão sénior, a ginasta Laura Sales (Ginásio Clube Português) conquistou duas medalhas de ouro nas finais individuais de Fita (pontuação de 14,900) e Arco (pontuação de 15,350). Já nas finais individuais de Bola a atleta foi prata com 16,050 pontos, enquanto em Maças foi terceira classificada com 15,350. A mesma pontuação foi obtida pela colega de equipa Margarida Ferreira, que foi medalha de prata neste aparelho. Contou para o desempate entre as duas ginastas a nota de execução. Maria Canilhas conquistou a medalha de bronze em Fita, com uma pontuação de 14,000. No escalão Júnior Dinora Bondar, Ginásio Clube Português, foi medalha de bronze na final individual de Fita (pontuação de 14,500) e Bola (pontuação de 14,650). A estes resultados juntam-se as três medalhas conquistadas no sábado, 5 de maio, segundo divulgou a

Categorias
Desporto


Relacionado com: