43ª Volta ao Algarve já tem etapas definidas

Corrida mantém o mesmo perfil, embora ofereça oportunidades a ciclistas de todas as características.

A 43ª edição da Volta ao Algarve vai decorrer entre 15 e 19 de fevereiro do próximo ano e já tem os pontos de partida e chegada de cada etapa definidos, conforme divulgou a organização no início desta semana. Tal como em 2016, a Volta ao Algarve contará com duas etapas que devem disputadas por sprinters, um contrarrelógio individual e duas chegadas em alto.

Apesar de se manter o desenho da corrida e de as autarquias parceiras continuarem as mesmas, a organização resolveu inovar. Assim, a primeira novidade «surge na jornada inaugural, que vai ligar Albufeira a Lagos.

A inversão do local de partida pelo da chegada, face aos anos anteriores, vai proporcionar uma reta da meta mais apta para um sprint puro e a alta velocidade», adiantou a organização na segunda-feira, dia 14.

No segundo dia, os corredores vão pedalar de Lagoa até ao alto da Fóia, em Monchique, numa das tiradas que deverá ter maiores semelhanças com a edição transata, embora incorpore uma alteração decisiva.

Segundo a organização, a subida final será feita por outra vertente, incluindo um troço de escalada com 17 por cento de inclinação. Ainda no Barlavento, a terceira etapa será o contrarrelógio de 20 quilómetros, a disputar em Sagres, onde, nos últimos anos, os grandes especialistas mundiais da luta contra o cronómetro têm destacado a competição. «Após o banho de multidão com que Tavira brindou a caravana da Volta ao Algarve em 2016, a cidade do Gilão acolhe o final da quarta etapa da edição de 2017, que começa em Almodôvar e que se espera favorável para sprinters», informam ainda os responsáveis.

A Volta ao Algarve 2017 consagrará os vencedores na subida do Malhão, na quinta e última etapa da competição, que se inicia na cidade de Loulé. Os percursos definitivos e as primeiras equipas confirmadas serão divulgados nas próximas semanas.

Esta prova é um evento de grande projeção nacional e internacional, tendo a última edição sido acompanhada pelos meios de comunicação portugueses e em 27 países estrangeiros. Os últimos vencedores foram Geraint Thomas (Sky), em 2016 e 2015, Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), em 2014, Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), em 2013. Em 2012 venceu Richie Porte (Sky), enquanto em 2011 o vencedor foi Tony Martin (HTC-Highroad). Alberto Contador, pela Astana, ganhou duas vezes a Volta ao Algarve, em 2010 e 2009.

Categorias
Desporto


Relacionado com: