Sons para degustar fora d’horas em Silves

Tocar uma flauta de cenoura ou tambores de abóboras? Será possível na quinta-feira, dia 5 de julho, durante o segundo dia do evento «Mercado Fora d’Horas», dedicado à temática dos «sons gastronómicos». Entre as 19 e as 23 horas, no Mercado Municipal de Silves «vamos relembrar a nossa tradição oral com muitas conversas sobre comida.

Poderemos revisitar tradições, ouvir histórias, provérbios, expressões e adivinhas intemporais como qual é coisa, qual é ela, tem dentes e não come, e dá de comer a quem tem fome? Lengalengas e trocadilhos que refletem práticas culturais e temas ligados à agricultura, à caça e à pesca», explica Alexandra Santos, a mentora da iniciativa. Os «vegetais que podem ser tocados como se fossem instrumentos musicais», como por exemplo, maracas de cabaças, farão um dos pontos altos da noite.

«Além disso vamos encher as paredes de provérbios e os próprios visitantes receberão em mãos diversos provérbios relacionados com a alimentação», revela. «Gostaríamos que o Mercado Municipal de Silves fosse visto enquanto um espaço comunitário e local de celebração da dieta algarvia», defende. O evento terá uma vez mais entrada livre e é organizado pela Junta de Freguesia de Silves e conta com o apoio da Câmara Municipal.

Categorias
Cultura


Relacionado com: