Poetas do Guadiana constroem «Ponte de Palavras»

O coletivo «Poetas do Guadiana», que desde há cinco anos desenvolve uma muito interessante atividade no Baixo Guadiana, levou a cabo, no passado dia 21 de Novembro, a iniciativa «Ponte de Palavras – la poesia nos une» : intensa, no tempo e nos conteúdos – dizer poesia, falar sobre poesia e mostrar a força da poesia que une os dois povos. A maratona começou pelas 9 horas da manhã em Alcoutim e só terminou mais de 12 horas depois! Outro momento alto da campanha «30 Anos 30 Iniciativas» lançada pelo Centro Europe Direct do Algarve e pelo Jornal do Baixo Guadiana no início deste ano para celebrar a adesão de Portugal e de Espanha à União Europeia.

Poetas, portugueses e espanhóis, reunidos uma vez mais, o rio Guadiana por cenário, para fazer da poesia um nómada à conquista do coração de públicos diferentes em cada paragem. Mais de 12 horas no território entre Alcoutim e Huelva, com paragens em Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte lendo o que eles e outros escreveram. Mas também se ouviu poesia pela boca dos alunos, alguns de tenra idade! O acolhimento por parte dos diretores dos agrupamentos escolares e dos professores foi o melhor, «um momento único, que excedeu as expectativas», tal como evidenciou o docente de português José Guedes em Castro Marim. Já antes, em Alcoutim, o professor Augusto Lourido havia frisado a importância desta ações no «combate à desertificação humana».
Leu-se e ouviu-se poesia, em português e em castelhano também na escola de idiomas em Ayamonte onde, as questões sobre literatura portuguesa foram levantadas por um interessante e interessado grupo de adultos que, para além do idioma de Camões aprende sobre a cultura lusa.

A poesia foi também muito bem recebida na Biblioteca Provincial de Huelva, no seio do Clube de Leitura de Língua portuguesa coordenado pelo, também poeta do Guadiana, João Pereira. Daqui os alunos partiram com o grupo para o «Bar 1900».

No espaço «Puro Café», em Vila Real de Santo António, e no «Bar 1900», em Huelva, o tom foi distinto, privilegiando-se o convívio à volta de um café ou de uma tapa; o casamento do ato de ler com a ansiedade de esperar já o próximo poema, que deixou um brilhozinho nos olhos e quebrou quaisquer fronteiras.

«Esta é uma iniciativa para perdurar nos anos, depois e para além da campanha 3030», frisou a responsável pelo Centro Europe Direct do Algarve, evidenciando o papel do coletivo «Poetas do Guadiana» como dinamizador cultural do território, agente de quebra de fronteiras, de militância pela paz, dos valores da Europa.

Aos alunos das escolas onde foi feita «Ponte de Palavras» ficou o desafio de que escrevam poemas e a promessa de os poderem ver publicados numa próxima antologia poética assinada pelos «Poetas do Guadiana».

Esta «Ponte de Palavras» contou com um convidado especial, o poeta algarvio, largamente publicado e apreciado, Manuel Neto dos Santos originário do concelho de Silves. Ao longo do dia também foi partilhando a sua poesia, alguns inéditos e à noite levou a cabo a performance do rei poeta Al Mutamid. Um momento considerado por todos de enorme arte e amor pela herança poética.
De assinalar que, muito recentemente, em Outubro de 2016, decorreu a «I Mostra Internacional de Cinema: FRONTEIRAS», também no âmbito da mesma campanha, e em Novembro, «As línguas ligam-nos» com a participação do Presidente do Conselho Europeu das Línguas que levou até às escolas da raia a temática da importância das competências linguísticas, o seu papel na comunicação interpessoal, na escolha de uma carreira futura e na aceitação de valores como a multiculturalidade, a diversidade, a inclusão ou a Paz.

De referir que a campanha «30 Anos 30 Iniciativas» vai continuar a assinalar os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha à União Europeia até 9 de Maio [Dia da Europa] de 2017. Entre muitos momentos haverá lugar para o cinema, para o desporto, debates, cultura e muito mais.

Conheça a campanha «30 anos 30 iniciativas», os parceiras, entidades tão diversas como a CCDR Algarve, Associação ODIANA ou a Eurocidade do Guadiana, entre outras, na página de facebook.

Categorias
Cultura


Relacionado com: