Mercado fora d’Horas celebra visão e arte latoeira

O último dia desta iniciativa volta a realizar-se no Mercado de Silves, a 9 de agosto, e terá como destaques a temática da visão e a arte latoeira aliadas à gastronomia.

No terceiro e último evento da iniciativa «Mercado Fora d’Horas» em 2017 celebra-se a temática da visão. A decoração do evento ficou a cargo de «12 senhoras do Pólo da Educação ao Longo da Vida» que se juntaram para enfeitar o mercado com legumes em tamanhos gigantes», explica ao «barlavento» Alexandra Santos, coordenadora do movimentado evento noturno, que visa dar nova ênfase ao mercado municipal de Silves.

Entre as 17h30 e a meia-noite, além do workshop de origami e das criativas aulas de pintura com recurso a legumes, o grande destaque desta edição é a apresentação dos resultados do projeto «A arte do latoeiro», iniciativa do projeto TASA que pretende reativar este ofício na região do Algarve.

O projeto iniciou-se em março deste ano, terminará em dezembro e consiste numa ação de transmissão de saberes e criação de novas soluções para a latoaria que envolveu dois mestres latoeiros de fora da região, um designer de produto, cinco aprendizes, além da equipa da Proactivetur (gestora do Projecto TASA), e ainda a Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

A apresentação pública do projeto realiza-se às 17h30 e contará com uma exposição dos novos produtos de criação contemporânea com recurso à latoaria assim como com um documentário do projeto. Em paralelo, a organização disponibilizará um workshop gratuito e aberto à participação da comunidade e visitantes (mediante inscrições), onde será possível construir um «balde em miniatura».

Durante a última noite do evento os visitantes poderão ainda participar em tertúlias sobre a cozinha tradicional algarvia, num encontro de Urban Sketchers, apreciar o showcooking do chef Augusto Lima e desfrutar de animação musical.

Categorias
Cultura


Relacionado com: