Frederico Lourenço fala sobre «Bíblia, História e Filosofia» no Museu de Portimão

Depois de 16 anos a realizar-se entre muros, a já tradicional conferência de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG) muda-se para o Museu de Portimão.

Este ano o conferencista será o Professor Frederico Lourenço, que apresentará uma dissertação intitulada «Bíblia, História e Filosofia», na sexta-feira, 21 de abril, pelas 18 horas, com entrada livre a todos os interessados.

Ficcionista, ensaísta, poeta e tradutor, Frederico Lourenço é atualmente professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Traduziu a «Ilíada» e a «Odisseia» de Homero e está de momento a trabalhar na tradução integral da Bíblia a partir dos textos originais em grego, de que foram já publicados dois volumes.

Foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa 2016.

Com novas vestes, a conferência agora intitulada «Filosofia na Cidade» altera o paradigma e volta-se para a «ágora», uma mudança que é também um regresso simbólico ao debate de ideias no espaço público, à imagem da Atenas clássica.

Fruto de uma parceria entre o Grupo de Filosofia da ESMTG e a Câmara Municipal de Portimão, as conferências «Filosofia na Cidade» proporcionarão a todos os interessados na filosofia e no debate crítico de ideias uma excelente oportunidade para ouvirem e questionarem figuras de referência da filosofia e cultura nacionais.

Categorias
Cultura


Relacionado com: