DiVaM com três propostas para as Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património (JEP), este ano sob o tema «Comunidades e Culturas», estarão na Fortaleza de Sagres, no dia 23 de setembro, pelas 10h30, centro histórico de Aljezur no dia 24 de setembro, às 16 horas e Castelo de Loulé no dia 24 de setembro, pelas 17 horas.

«Inspiritum», na Fortaleza de Sagres é um percurso dinâmico direcionado para os mais novos. Com contos e lendas do fantástico, atividades pedagógicas interativas e de descoberta do espaço monumental, serão conduzidos pelos contadores de histórias Nelda Magalhães e Bruno Batista, do Teatro Experimental de Lagos.

«Lenda de Cássima e o Canto das Mouras» é uma produção multidisciplinar, vai ser apresentada no Centro Histórico de Aljezur. Inspirada no espírito saltimbanco das companhias itinerantes será um encontro entre a pintura, o artesanato, a música ao vivo, o teatro e a tradição oral.

Este espetáculo influenciado no magnífico universo das lendas e das mouras encantadas, a partir da obra de Francisco Xavier de Ataíde Oliveira, e resultante das lutas entre muçulmanos e cristãos na região algarvia é uma produção do Ao Luar Teatro – O Teatro Regional da Serra do Caldeirão.

«Sons da Palavra» terá como palco a alcaidaria do Castelo de Loulé. Esta atividade incide nas lendas e nos contos tradicionais algarvios.

Enquanto património oral, os textos são abordados na forma clássica da narração e acompanhados musicalmente em ambiente paisagístico.

A música, composta propositadamente para o efeito, é interpretada por diversos instrumentos históricos, criando uma atmosfera secular, apropriada ao momento que gira em torno da palavra que foi transmitida ao longo dos tempos entre gerações.

Testemunho vivo da tradição oral, «Sons da Palavra» é um momento único na invocação do Património Imaterial Algarvio, apresentado nesta forma muito específica de simbiose com a parte musical. Narração oral de Nelda Magalhães e interpretação musical de Daniela Tomaz e Carlos Norton, “ Sons da Palavra” é uma produção de Fungo Azul – Associação Cultural.

Estes eventos estão integrados no âmbito do DiVaM 2016- Dinamização e Valorização dos Monumentos, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve em parceria com agentes culturais da região.

Categorias
Cultura


Relacionado com: