Crianças algarvias mostram aos adultos os segredos das conchas

Uma turma de um jardim-de-infância algarvio vai mostrar aos adultos alguns segredos da vida das conchas do mar, no âmbito da apresentação pública do projecto "Sair da Concha". Será na sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, às 14h00, no Centro Ciência Viva de Tavira

“Sair da Concha – à descoberta das ciências da vida no jardim-de-infância” é um projecto de educação para a ciência que envolve todos os jardins-de-infância da rede pública do Algarve e permite às crianças descobrir segredos do campo e da beira-mar.

No ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de Charles Darwin, “Sair da Concha” tem como objectivo despertar nas crianças a curiosidade pela natureza e desenvolver uma atitude naturalista.

E foi exactamente o que aconteceu, por exemplo, numa das escolas abrangidas pelo projecto: uma escola descobriu um caracol a pôr ovos e marcou o ninho.

Todos dias, e durante três semanas, revezaram-se para observarem o ninho, até os caracóis nascerem. Em vez de caracolinhos encontraram lesmas.

Intrigados, escreveram uma carta à cientista Rolanda Matos que lhes explicou que há lesmas carnívoras…

Esta e outras histórias e testemunhos fazem parte de um vídeo a ser exibido durante apresentação.

A cerimónia conta ainda com a presença de crianças de uma das escolas abrangidas pelo projecto que, de um modo original, vão mostrar aos adultos tudo o que aprenderam sobre as conchas marinhas e a beira-mar, no âmbito do “Sair da Concha”.

Para testemunharem esta apresentação (e aprenderem também com as crianças) vão estar presentes no evento personalidades como Helena Gil, chefe da Divisão de Educação Pré-Escolar do Ministério da Educação, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Tavira Elsa Cordeiro, o vereador do Ambiente da mesma autarquia Fernando Viegas, entre outros.

Categorias
Arquivo


Relacionado com: